A atacante colombiana Linda Caicedo é um dos grandes nomes da Copa do Mundo Feminina 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia. A jogadora de apenas 18 anos do Real Madrid está próxima de alcançar um feito inédito com a sua seleção.
Graças às atuações de Caicedo, a Colômbia está com um pé nas oitavas de final do Mundial, fase que a seleção nunca disputou no torneio.
Trajetória de Linda Caicedo
Caicedo começou sua carreira aos 14 anos no América de Cali-COL, sendo artilheira e campeã do campeonato nacional. Ela assinou com o rival Deportivo Cali em 2020 e começou a ganhar mais projeção na América do Sul.
Quando completou 15 anos, a atacante teve que batalhar contra um câncer no ovário. Após cirurgia para retirada do tumor e seis sessões de quimioterapia, ela venceu a doença e retornou aos gramados em outubro daquele ano. A partir disso, sua carreira entrou em ascensão.
A atacante foi eleita a melhor jogadora da Copa América de 2022 e recebeu o título de “Rainha da América” — prêmio dado à melhor jogadora que atua na América do Sul — pelo jornal El País. As atuações da colombiana despertaram o interesse do Real Madrid, que fechou sua contratação em fevereiro deste ano.
Na Copa do Mundo, Caicedo balançou as redes nos dois jogos da Colômbia até o momento. Na 1ª rodada, ela marcou na vitória por dois a zero sobre a Coreia do Sul e se tornou a segunda jogadora mais nova a fazer um gol em Copa do Mundo Feminina — atrás apenas da Rainha Marta.
Na 2ª rodada, a atacante abriu o placar contra a Alemanha com um belíssimo gol. A partida terminou com vitória da Colômbia por dois a um.
Agora, basta um empate contra Marrocos na 3ª rodada para a seleção colombiana chegar pela primeira vez nas oitavas de final do Mundial. A partida acontecerá na quinta-feira (3), às 7h (horário de Brasília).