Miguel “SpiderKong”, jogador famoso do Fifa 23 fez uma denúncia de racismo contra Vinícius Jr dentro do jogo. Na última quarta-feira (31), o profissional enfrentou um adversário no modo Ultimate Team que tinha o nome de “Monicius Jr”.
O seu oponente utilizava também o escudo do Valencia, clube em que os torcedores proferiram ofensas racistas contra o jogador em um duelo do Campeonato Espanhol. Ao ver o nome e o logo, Spider fez a denúncia a EA Sports, desenvolvedora do game.
Algumas horas depois, o profissional recebeu a resposta da empresa que não viu ofensa e nem crime no nome do time do adversário. Segundo a EA o adversário, que se identificava como “Rafaeo10” não violou as regras.
Posteriormente a EA afirmou, em contato com o “ge”, que vai realizar uma apuração mais detalhada dos fatos.
O nome da equipe, “Monicius Jr”, é uma combinação da palavra “Mono”, que significa “Macaco” em espanhol com o nome do atacante do Real Madrid.
Racismo contra Vinicius Jr
O brasileiro sofreu ofensas racistas por parte da torcida do Valencia durante o duelo entre as equipes pelo Campeonato Espanhol, no Estádio Mestalla. Aos 24 minutos da segunda etapa, um setor do estádio começou a chamá-lo de “macaco”. O jogo foi paralisado por alguns minutos e na sequência prosseguiu normalmente.
No final do jogo, que terminou com vitória do Valencia por 1 a 0, Vini Jr ainda foi expulso após discutir com o goleiro Mamardashvili. Na sequência, houve uma briga generalizada entre os jogadores.
Desde então, os tons de cobrança contra La Liga para ter medidas mais rígidas em relação a estes casos aumentaram. A entidade afirmou que vai impor regras para coibir novos incidentes.