Pouco conhecido pelos torcedores brasileiros, Samuel Lino atualmente veste a camisa do Atlético de Madrid, mas iniciou sua carreira nas categorias de base do São Bernardo. Com grande esforço, passou ao profissional no ABC paulista, mas logo foi emprestado para atuar na equipe sub-20 do Flamengo. O atleta ainda fez parte do time que venceu a Copa São Paulo de 2018.
Alguns dias atrás, Samuel Lino vivia certa incerteza sobre o seu futuro no futebol. Após encerrar período de empréstimo com o Valencia, o atacante brasileiro retornou ao Atlético de Madrid mas foi colocado de maneira imediata na lista de jogadores que estariam disponíveis para negociação. Contudo, diferente do que já se esperava, Samuel se tornou peça de confiança de Diego Simeone.
Existiam algumas propostas pelo ex-jogador do Flamengo, e Porto e Sporting demonstravam interesse evidente para realizarem a contratação final do jogador. As equipes estariam dispostas a pagarem mais do que os 6,5 milhões de euros (R$ 34,6 milhões) sugeridos, já que os espanhóis desembolsaram o valor na negociação do atleta, um ano atrás.
Samuel Lino desempenha nova função no Atlético de Madrid
No entanto, Samuel Lino conseguiu surpreender a equipe com seu desempenho nos amistosos que aconteceram na pré-temporada, principalmente com o triunfo sobre o Manchester City. Além disso, a ida de Yannick Carrasco para o futebol da Arábia Saudita, fez com que o técnico Diego Simeone considerasse ainda mais a permanência do ex-atleta do Flamengo.
Assim, a oportunidade chegou como uma aposta para a atual temporada. Mesmo sendo considerado um atleta de frente, atuando até mesmo como centroavante em determinadas passagens na carreira, Lino pode ser visto de outra maneira para o técnico do Atlético de Madrid. O jogador tem atuado como ala esquerdo, realizando funções mais ofensivas.