Antes mesmo de iniciar sua carreira no Santos, Neymar quase foi contratado pelo Real Madrid. Em 2006, quando tinha 13 anos, o brasileiro passou dez dias na Espanha fazendo testes no clube e encantou os dirigentes.
Entretanto, um detalhe fez com que a negociação não fosse concluída. O ex-dirigente do Real Madrid, Ramón Martinez, revelou o motivo na imprensa espanhola.
Por que Neymar não foi ao Real Madrid?
Em entrevista para o jornal espanhol Marca, Ramón contou que estava tudo certo para a contratação de Neymar, mas o Real Madrid não quis comprar uma casa para a família do craque a negociação não foi concluída. Ramón era secretário técnico na época e passou 25 anos como diretor do clube merengue.
Ele conta que Neymar encantou todos os dirigentes do clube, que sua habilidade nunca tinha sido presenciada por nenhum profissional do clube. “Nós jogamos um jogo com crianças da idade dele. E, uau, era um alienígena. Driblava todo mundo e fazia gol. Mais uma jogada… e gol”, relembrou.
Após o período de testes, os dirigentes do Real acertaram todos os detalhes com o pai de Neymar, como luvas, salários e contrato. Porém, o pai do craque pediu para que o clube comprasse uma residência para a família, o que o Real não concordou.
“Faltou uma coisa: os avós viviam no Brasil e teríamos que comprar uma casa no valor de 60.000 euros. O clube não concordou e a contratação foi frustrada”, contou.
Por fim, Ramón Martinez afirmou que a ausência do atual presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, foi o fator determinante para deixar Neymar longe do clube espanhol. “O problema é que o Florentino não estava mais lá. Com ele a contratação não teria escapado”, finalizou.