O ápice do reconhecimento ao futebol feminino brasileiro ocorreu nesta segunda-feira no Maracanã, um dos palcos mais icônicos do nosso futebol. Em meio a aplausos e emoções, a lendária Pretinha, grande ícone do nosso futebol e maior artilheira da história do Vasco da Gama, eternizou seus pés na Calçada da Fama do Maracanã.
A bela homenagem foi promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj). Esse reconhecimento a Delma Gonçalves, conhecida como Pretinha, é um reflexo do seu valor e relevância para o nosso futebol.
A homenagem a Pretinha não foi apenas uma celebração à jogadora, mas também um gesto de valorização do futebol feminino. Ela ocorreu durante o lançamento do Projeto Suderj Delas, que tem como objetivo acelerar a inclusão e o reconhecimento de grandes nomes femininos no esporte. Assim, mais uma vez, Pretinha não apenas marca gols mas também marca a história do nosso futebol.
Símbolo eterno do futebol feminino
Pretinha carrega consigo uma trajetória única e excepcional no futebol. Em sua carreira, ela conquistou o coração de milhares de torcedores brasileiros e também fincou seu nome na história do Vasco. Chegou inclusive a atuar como auxiliar técnica do clube em fevereiro de 2022.
Trata-se da segunda mulher a ter a honra de deixar suas pegadas na famosa calçada, após nossa rainha Marta. Atuando pelo Vasco entre 1990 e 2001, com uma breve retomada em 2004, Pretinha também fez história na Seleção Brasileira, com participações em 4 Copas do Mundo e 4 Olimpíadas.
Além de uma marcante passagem pelo Vasco, onde conquistou diversos títulos, Pretinha brilhou também pela Seleção Brasileira e em clubes fora do Brasil. Nos Estados Unidos, teve uma temporada impressionante com 27 gols em 21 partidas. A carreira da jogadora se estendeu até 2015, quando se aposentou atuando no futebol sul-coreano.