Jogadores de futebol que combinam seu talento nos campos com diplomas universitários desafiam a noção tradicional do estereótipo do atleta. Confira a seguir a lista de astros do futebol que não apenas dominam o gramado, mas também conquistaram graduações acadêmicas, provando que a excelência esportiva e intelectual podem andar de mãos dadas.
1. Sócrates | Medicina
O ídolo máximo do Corinthians recebeu o apelido de “Doutor” devido à sua opção pelo curso de medicina. Sócrates se graduou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pertencente à Universidade de São Paulo (USP).
2. Tostão | Medicina
Aos 26 anos, Tostão encerrou sua carreira após breve passagem pelo Vasco da Gama, sendo eleito o melhor jogador na temporada 1972-73. Dois anos após se aposentar, Tostão ingressou no curso de Medicina na UFMG e, em 1981, se especializou em clínica geral.
3. Romário | Moda
Romário tentou e passou no vestibular, embora não tenha concluído o curso de Moda na Estácio de Sá. Anteriormente, havia tentado Educação Física na Universidade Castelo Branco. Sua escolha por Moda foi influenciada pelo tempo que passou no Barcelona, onde se interessou pelo mundo fashion.
4. Edwin van der Sar | Gestão em Esporte
O goleiro holandês possui inúmeros títulos pela seleção nacional e pelo Manchester United, conquistas que são difíceis de quantificar. Além disso, ele detém um diploma em Gestão em Esportes obtido em Amsterdam.
5. Sebastian “Loco” Abreu | Jornalismo
Loco Abreu se tornou um ídolo para os torcedores do Botafogo, não apenas por seus gols importantes, mas também por sua postura marcante como capitão uruguaio. Ele é conhecido por suas respostas mal-humoradas a repórteres, o que pode ser atribuído em parte ao curso de Jornalismo no qual se formou. Anteriormente, ele trabalhou como repórter no jornal “Serrano”, em sua cidade natal.
6. Giorgio Chiellini | Economia e Comércio
Não é surpreendente que Chiellini tenha se formado em Economia e Comércio, já que o zagueiro sempre teve mais interesse em basquete e em Kobe Bryant do que no futebol. Ele cursou na Universidade de Torino.
7. César Sampaio | Administração em Gestão Esportiva
César Sampaio, ex-jogador, se destacou por sua formação acadêmica: possui um curso superior e uma pós-graduação. Em 2005, completou o curso de Gestão do Esporte e, um ano depois, o curso de Administração em Gestão Esportiva na Universidade São Marcos.
8. Juan Mata | Ciências Esportivas e Marketing
Juan Mata, o meio-campista campeão mundial pela Espanha, possui formação em Ciências Esportivas e Marketing pela Universidade Camilo Jose Cela em Madri.