Quase todos os meninos brasileiros alimentam o sonho de serem jogadores de futebol profissional. Muito poucos chegam lá. Pouquíssimos conseguem destaque para atuar em grandes equipes e receber grandes salários. Mas nem esses, digamos, consagrados, podem dizer que tiveram a alegria de levantar uma taça de campeão.
Jogadores de futebol adoram fazer gols decisivos, vencer partidas que pareciam impossíveis e protagonizar transferências milionárias. Mas o verdadeiro objetivo de suas carreiras é poder soltar aquele tradicional grito de “é campeão”, correto?
Mas nem todo mundo que constrói uma trajetória nos gramados tem essa oportunidade. E existem até alguns nomes consagrados da modalidade que jamais conseguiram levantar sequer um troféu.
Apresentamos abaixo sete jogadores importantes do cenário internacional, daqueles com passagem por seleção e grandes clubes, que ainda estão em busca do primeiro título como profissionais.
Grandes jogadores do futebol mundial sem títulos na carreira
HARRY KANE
Atacante
29 anos
Inglês
Tottenham (ING)
Um dos grandes nomes do futebol mundial, o centroavante já foi três vezes artilheiro do Campeonato Inglês e até foi eleito o melhor jogador da Premier League. O problema é que Kane passou quase toda sua carreira no Tottenham, clube que levantou um troféu pela última vez em 2008. Lá no comecinho da sua trajetória como profissional, o atacante até foi emprestado a Leyton Orient, Milwall, Norwich e Leicester, mas eles tampouco são conhecidos por faturarem um título atrás do outro. O sonho de Kane de ser campeão e acabar de vez com esse pesado estigma é tão grande que se transformou também na aposta de clubes como Bayern de Munique, Real Madrid e Manchester United para convencê-lo a dar adeus ao Tottenham na próxima janela de transferências.
VICTOR OSIMHEN
Atacante
24 anos
Nigeriano
Napoli (ITA)
Artilheiro do Napoli na temporada (26 gols) e um dos atacantes mais valorizados do cenário internacional na atualidade, o centroavante tem tudo para vencer o Campeonato Italiano e conquistar nas próximas semanas seu primeiro título como profissional. Mas, enquanto a equipe de Luciano Spalletti luta contra sua queda de rendimento para permanecer no topo da classificação do Calcio, Osimhen continua sendo um “sem taça”… pelo menos, no futebol dos adultos. Antes disso, quando ainda estava nas categorias de base, chegou a ganhar o Mundial sub-17 de 2015 com a seleção nigeriana. Depois que se profissionalizou, passou em branco por Wolfsburg, Charleloi e Lille.
BREMER
Zagueiro
26 anos
Brasileiro
Juventus (ITA)
Qualquer jogador que se transfere para a Juventus tem certeza absoluta de que não precisará esperar muito tempo para ser campeão. Só que o zagueiro da seleção pode ter caído do cavalo com essa convicção. Contratado no começo da temporada, Bremer desembarcou em Turim justamente em um raro ano em que a equipe bianconera corre risco de passar em branco. A última esperança do brasileiro para não dar sequência ao seu jejum pessoal iniciado no Atlético-MG e levado para o Torino é a Copa Itália. A Juve está nas semifinais do torneio e precisa desbancar a Inter de Milão para enfrentar Fiorentina ou Cremonese na decisão. No primeiro jogo, empatou em casa por 1 a 1.
EMERSON ROYAL
Lateral direito
24 anos
Brasileiro
Tottenham (ING)
Titular da lateral direita da seleção no início do ciclo preparatório para a Copa do Mundo-2026, o brasileiro está sofrendo do mesmo mal do capitão do seu time, o Tottenham. Assim como Kane, Emerson não tem sido sinônimo de títulos. O camisa 12 até ganhou um torneio com a camisa amarelinha na base (Toulon, em 2019), quando ainda era jogador do Atlético-MG. Na sequência, transferiu-se para a Europa, teve uma passagem relâmpago pelo Barcelona, jogou durante duas temporadas no Betis e desembarcou em Londres em 2021. Mesmo já tendo passado por cinco clubes ao longo da carreira (também defendeu a Ponte Preta), Royal ainda não foi campeão de nenhum campeonato ou copa.
LUIS MURIEL
Atacante
32 anos
Colombiano
Atalanta (ITA)
O colombiano é um dos jogadores sul-americanos mais bem-sucedidos no futebol italiano nos últimos anos e já ultrapassou a barreira dos 100 gols no Calcio. Só que Udinese, Lecce, Sampdoria, Fiorentina e Atalanta, time que defende desde 2019 e onde viveu seus melhores momentos, não conseguiram lhe dar nenhum troféu. Já caminhando para a reta final da carreira e incapaz de continuar como titular na sua equipe atual, Muriel estuda até a possibilidade de retornar à América do Sul no segundo semestre para tentar encontrar por aqui aquilo que não conseguiu do outro lado do Oceano Atlântico.
ERIC DIER
Zagueiro
29 anos
Inglês
Tottenham (ING)
Figurinha carimbada nas convocações da seleção inglesa há oito anos e participante das duas últimas Copas do Mundo, o defensor é outra “vítima” do Tottenham. Criado em Portugal, Dier começou a carreira no Sporting, mas foi contratado pela equipe londrina já na sua terceira temporada como profissional. Como não ganhou nada em Lisboa no começo da carreira e depois se transferiu para um time que nunca é campeão, o inglês continua virgem de taças. O mais próximo que conseguiu ficar do alto do pódio foi com três vices obtidos pelo Tottenham: duas Copas da Liga (2015 e 2021) e uma Liga dos Campeões da Europa (2019).
MARCUS THURAM
Atacante
25 anos
Francês
Borussia Mönchengladbach (ALE)
Filho mais velho do ex-lateral Lilian Thuram, campeão mundial com a França em 1998, teve a chance de debutar como vencedor em grandíssimo estilo. Mas a derrota da seleção europeia para a Argentina na final da Copa do Qatar-2022 impediu o feito com que ele tanto sonhou. Mas a chances de Marcus Thuram de, enfim, levantar uma taça devem aumentar consideravelmente na próxima temporada. O atacante está no último semestre de contrato com o Borussia Mönchengladbach, já anunciou que não estenderá seu vínculo e pretende se transferir para um clube mais ambicioso. De acordo com o jornal catalão “Mundo Deportivo”, o favorito para contratar o francês é o Bayern de Munique.