Fluminense e Botafogo encaravam uma disputa de pênaltis por uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2006, quando o ainda jovem atacante Willian, do time Alvinegro, errou uma cobrança de forma inusitada, chutando muito fraco no centro do gol.
Após empate por 1 a 1 no duelo de ida, com mando do Botafogo, as duas equipes voltaram a se encontrar no Maracanã. Precisando de gols para se classificar (a regra do gol fora ainda existia nas competições da Conmebol), o Fogão largou na frente aos 36 da segunda etapa, com Júnior Cesar. Nove minutos depois, o Tricolor buscou o empate, com Marcão. Com isso, a decisão foi para os pênaltis.
Todos conseguiram converter suas cobranças até Willian Xavier, na época conhecido apenas como Willian. O atacante que havia entrado aos 30 minutos da segunda etapa deu um chute fraco no meio do gol, o que permitiu ao goleiro Diego Silva, que havia pulado no canto, voltar e defender.
Veja o vídeo abaixo:
Na sequência o também jovem zagueiro Thiago Silva marcou e classificou o Flu para as oitavas de final da Sula daquele ano. Após o jogo, Willian tentou se explicar sobre a cobrança.
“Meu pé ficou preso na grama. Quando percebi, tentei girar o pé, mas não consegui. A bola saiu muito fraca e Diego fez a defesa. São coisas que acontecem no futebol e, infelizmente, foi a minha vez. Tenho certeza de que darei a volta por cima“, disse.
Por fim, Willian deixou o Botafogo ao final daquele ano. Depois, rodou por vários clubes do futebol brasileiro, japonês e belga. Sua aposentadoria aconteceu em 2014, com a camisa do Juventus da Mocca.