Na última quarta-feira (6), o Santos proporcionou uma das maiores decepções de sua história, confirmando o seu primeiro rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Durante toda a temporada, o clube enfrentou resultados inconstantes, mas contava com Marcos Leonardo, a grande revelação do time no ano, na tentativa de se livrar do Z-4.
O centroavante de apenas 20 anos foi o responsável por balançar as redes em 21 momentos, proporcionando quatro assistências aos companheiros em 49 oportunidades em campo. Apenas pelo Campeonato Brasileiro, o garoto atuou em 31 jogos, garantiu 13 tentos e duas contribuições para gol. No entanto, a queda de rendimento do time ao final do ano, pode ter facilitado a queda.
Pensando apenas em Marcos Leonardo, o jogador não balança as redes desde o dia 27 de outubro, quando o Santos enfrentou o Coritiba. Na ocasião, o Peixe recebeu o adversário na Vila Belmiro e venceu por 2 a 1. Além do garoto, Matheus Bianqui também marcou para o Peixe. Em geral, o desempenho da equipe alvinegra não foi o suficiente para salvar o clube do rebaixamento.
Santos perde e conta com azar em relação aos adversários
Na última rodada, a 38ª do Campeonato Brasileiro, o Santos ainda brigava para se livrar do Z-4. Dentre os times que acumulavam a possibilidade de queda, o Peixe possuía a situação mais confortável, ocupando a 15ª posição, acumulando 43 pontos. Assim, recebeu o Fortaleza na Vila Belmiro, e acabou sendo derrotado por 2 a 1, com um gol marcado já nos acréscimos do segundo tempo.
O Santos ainda poderia contar com o fracasso dos adversários, já que Bahia e Vasco da Gama poderiam “salvar” a queda do Peixe. No entanto, o Tricolor de Aço aplicou uma goleada inesperada em 4 a 1 sobre o Atlético-MG, enquanto o time carioca garantiu um triunfo em 2 a 1 contra o Red Bull Bragantino. O Galo poderia ir em busca da vitória, já que tinha chance remota de título.