Escândalo pode tirar seleção da Copa do Mundo 2022

Após ter conseguido a classificação para a Copa do Mundo de 2022. O Equador, que vai duelar com o Catar na primeira rodada, pode ficar de fora da competição por escândalo.

Segundo o jornalista Sebastián Bejarano, da Rádio Caracol, de Medellin, o lateral direito Byron Castillo, presente nas convocações da seleção, não é Equatoriano e não teria nascido em nenhuma cidade do país e que sua origem seria colombiana.

De acordo com oGol, site especialista em dados, o atleta nasceu em 1998 na cidade de General Villamil, na província de Guayas. Mas uma investigação concluiu que na verdade seu local de nascimento é em Tumaco, na Colômbia e em 1995, com o nome de Bayron Javier Castillo.

No entanto, jornalistas do Equador negam e argumentam que o jogador é equatoriano e que o nome e as datas em questão seriam de seu falecido irmão, que é colombiano.

Assim que a situação ganhou repercussão, o perfil oficial da Seleção do Equador no Twitter fez uma postagem com o Castillo abraçando Jeremy Sarmiento, companheiro de time, e comemorando a vaga no Catar.

A federação chilena contratou um advogado para averiguar o caso e uma nova investigação deve ser aberta em breve. Caso o Equador perca pontos nas partidas em que Byron atuou, o Chile asseguraria a vaga para a repescagem da Copa do Mundo. Até o momento a federação de futebol do país não se manifestou.

Copa do Mundo começa em novembro

O torneio está marcado para começar no dia 21 de novembro, com a partida entre Senegal x Holanda, às 7h (horário de Brasília). Neste mesmo dia, um pouco mais tarde, às 13h, está marcado para o Catar entrar em campo contra o Equador, em jogo que também deve receber a Cerimonia de Abertura.