Entenda como o Vasco perdeu Germán Cano para o rival Fluminense

Neste sábado (6), o atacante Germán Cano, do Fluminense, irá reencontrar o Vasco da Gama em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O argentino, considerado um dos melhores jogadores do futebol brasileiro atualmente, tem vivido uma fase espetacular, com uma média absurda de gols na temporada.

Cano vive seu auge em um momento um tanto quanto “anormal” da carreira. O atacante argentino explodiu para o futebol sul-americano em 2019, quando atuava pelo Independiente Medellín. Naquele ano, já com uma idade avançada (31 anos), Cano anotou 41 gols em 47 partidas. Em 2020, o Vasco, com recomendação de André Mazzuco, hoje diretor de futebol do Botafogo, acabou contratando o jogador, que até então, era desconhecido até mesmo em solo argentino.

Pelo Almirante, o atleta seguiu com a veia artilheira, anotando 43 gols em 101 jogos. No fim de 2021, após o Vasco não conseguir o acesso para a Série A, Cano deixou o clube. Apesar de ter tido uma boa atuação na Série B daquele ano, o argentino acabou falhando em momentos decisivos, desperdiçando pênaltis importantes na campanha do clube para o acesso. Isso também deteriorou a relação do jogador com o Vasco.

A questão financeira também atrapalhou uma possível renovação com o Gigante da Colina. O clube tinha uma dívida de cerca de R$ 3,5 milhões com o jogador, e por conta do momento financeiro delicado da equipe de São Januário, não era possível resolver esta questão de imediato. Desta forma, Cano deixou o Vasco da Gama de maneira oficial em 6 de dezembro de 2021.

Livre no mercado, o jogador foi sondado por equipes paulistas e até mesmo do futebol árabe, mas acabou optando por assinar com o Fluminense. Somente em 2022, em sua primeira temporada no Tricolor das Laranjeiras, Cano marcou 44 vezes, mais do que os dois anos em que ficou em São Januário. Hoje são 67 gols em 91 jogos pelo clube tricolor.