Na última segunda-feira (11), a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) compartilhou aos torcedores os nomes indicados ao prêmio de melhor jogador sub-20 do mundo. A lista surpreendeu, contando com três promessas do futebol brasileiro: Endrick, atualmente vestindo a camisa do Palmeiras; Vitor Roque, do Athletico-PR; e Sávio, ex-Atlético-MG, atuando no Girona.
A presença de Endrick não é uma surpresa, especialmente por se tratar de uma grande revelação do Palmeiras na temporada. Em 2023, o jogador foi essencial na virada de chave do clube, que ao fim do Campeonato Brasileiro, ficou com a sua 12ª taça do torneio. Vale ressaltar que o destaque já está sendo recompensado e o garoto foi vendido ao Real Madrid, da Espanha.
Endrick deve seguir rumo a Europa em julho de 2024, após completar os 18 anos necessários. Levando em consideração apenas a atual temporada, Endrick atuou em 31 oportunidades pelo Campeonato Brasileiro, balançando as redes em 11 oportunidades. Desde que foi acionado ao profissional, o centroavante atuou em 60 jogos e cravou 17 tentos.
Endrick foi surpresa positiva no ano do Palmeiras
Mesmo com a taça ao final da temporada, o Palmeiras não apresentou os resultados esperados ao longo do ano, sendo alvo de cobranças, principalmente em relação à contratações. Por isso, Endrick pode ter atuado como peça essencial. Para Vitor Roque, a história foi parecida, no entanto, atuando com a camisa do Athletico-PR. O jogador já atraía olhares durante a temporada 22/23.
No período, o atleta atuou em 45 oportunidades, balançando as redes 21 vezes e contribuindo com oito assistências aos companheiros. Não demorou para que Vitor Roque chamasse a atenção de times do futebol europeu, e com uma proposta irrecusável foi vendido para o Barcelona, onde atuará a partir de janeiro em 2024, gerando grande expectativa aos torcedores.