Ele fez a Fifa mudar a regra no futebol e agora é eleito o melhor do mundo

Na última segunda-feira (30), foi realizada a cerimônia da Bola de Ouro, pensada para premiar atletas conhecidos por torcedores de todo o mundo, e de destaque nas categorias citadas. Campeão da Copa do Mundo de 2022 com a Seleção Argentina, Emiliano Martínez, jogador do Aston Villa, foi reconhecido como o melhor goleiro do mundo, surpreendendo os argentinos.

O atleta foi extremamente importante para a equipe no torneio mundial, principalmente na cobrança de pênaltis contra a França, no Catar. Na época, já na prorrogação, o goleiro completou uma das defesas mais surpreendentes da história do futebol, em chute quase certeiro de Kolo Muani. No entanto, de maneira mais impressionante, Martínez inspirou uma nova regra do esporte.

Tanto a Fifa quanto o International Board, estudavam a possibilidade de limitar algumas ações dos goleiros nas cobranças, que pudessem contribuir para “jogos psicológicos” com outros jogadores. De acordo com o jornal inglês “The Sun”, a regra que chegou em julho, foi baseada nos comportamentos do goleiro da Argentina, que apresentava grande característica sobre o fato.

Martínez supera grandes nomes como o melhor goleiro do mundo

O objetivo do goleiro era atingir o psicológico dos adversários, encontrando suas fraquezas para defender o pênalti. Na Copa do Mundo, o comportamento de Martínez ficou ainda mais nítido, especialmente em confrontos contra a Holanda, ainda nas quartas de final, e na decisão diante da França. Em todas as oportunidades, o atleta utilizou provocações e catimba.

Dibu Martínez também marcou seu estilo, que dividia opiniões, em cobranças de pênaltis ainda em 2021, durante a disputa da Copa América no Brasil, vencida pela própria Argentina. Na premiação, o atleta superou importantes nomes do futebol mundial, como o brasileiro Ederson, do Manchester City, Courtois, do Real Madrid, e Ter Stegen, do Barcelona.