O Tottenham ultrapassou o Chelsea para se tornar o clube mais rico de Londres no mais recente Deloitte Football Money League. Como relatado anteriormente, o Real Madrid liderou o ranking após ganhar £723 milhões em receita na temporada 2022-23 – ultrapassando o Manchester City, com Paris Saint-Germain, Barcelona e Manchester United completando os cinco primeiros colocados.
As classificações mostram que o Tottenham ultrapassou o Chelsea para se tornar o oitavo clube mais rico do mundo, com receitas anuais de £549,2 milhões – com o poder de ganho de seu estádio desempenhando um grande papel. O Chelsea (£512,5m) e o Arsenal (£463,1m) completam o top 10, enquanto o West Ham (£240m) ocupa a 18ª posição.
O Tottenham se beneficiou do aumento da receita em dias de jogo, além de sediar uma variedade de eventos fora do futebol, incluindo NFL e concertos de artistas como Beyoncé. Tottenham sediou partidas da NFL entre o Minnesota Vikings e New Orleans Saints, bem como o New York Giants e Green Bay Packers, durante a temporada 2022-23.
A superestrela da música Beyoncé, por sua vez, se apresentou no Tottenham Hotspur Stadium por cinco noites – com um impressionante público de 238.000 fãs presentes em todos os shows. Outros gigantes da indústria musical, incluindo Pink, Lady Gaga e Guns N’ Roses, também se apresentaram no estádio.
Conforme relatado pelo The Times, o Tottenham também ganha mais de £105 milhões por temporada em receita de dias de jogo. A Money League analisa os números de receita relatados nas contas anuais dos clubes para a temporada 2022-23 e não considera os custos operacionais.
Os números de receita na lista não incluem vendas de jogadores, então os £100 milhões gerados pela transferência de Harry Kane para o Bayern de Munique não afetaram a receita do clube – embora tenham melhorado o lucro.
Sam Boor, diretor do Grupo de Negócios Esportivos da Deloitte, disse: “Um grande motivo para o crescimento do Tottenham é o clube ser capaz de alavancar e monetizar totalmente o estádio, tanto em termos de receita em dias de jogo quanto de atividades comerciais.
“A renda de transmissão da Uefa por estar na Liga dos Campeões na temporada passada também os ajudou a subir no ranking. A receita em dias de jogo é uma das grandes diferenças, porém, e o Chelsea está buscando reestruturar seu estádio, o que continua sendo um problema.”
O Tottenham ultrapassou o Chelsea nas classificações, com o Arsenal completando o top 10. O Liverpool teve a maior queda de qualquer clube no top 20, do terceiro lugar para o sétimo, depois que a Deloitte descobriu que sua receita havia caído ligeiramente de £594,3 milhões para £593,8 milhões.
O Real Madrid liderou o caminho, demonstrando que o clube está se saindo bem no atual ecossistema do futebol europeu, apesar de seu presidente, Florentino Perez, ser talvez o mais ardente defensor de uma Super Liga.