No dia 25 de maio de 1993, mais precisamente há 30 anos, Ronaldo realizava sua estreia como jogador profissional com a camisa do Cruzeiro. E é fato que poucos imaginavam qual seria o papel do ex-jogador no time mineiro na mesma data em 2023.
Ronaldo chegou às categorias de base do Cruzeiro em janeiro de 1993. Quatro meses depois, estava entrando em campo na equipe principal. Foi negociado com o PSV, da Holanda, em 1994, após a Copa do Mundo, deixando o Cruzeiro com 56 gols em 58 partidas.
Em 1996, Ronaldo transferiu-se para o Barcelona, da Espanha, por 20 milhões de dólares. O atacante faria jus ao dinheiro gasto: com atuações excepcionais, fechou o ano de 1996 com dezessete gols em vinte partidas. Acabaria eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, se tornando o jogador mais jovem a ganhar o prêmio, com apenas 20 anos.
Depois de apenas uma temporada no Barça, Ronaldo se transferiu para a Internazionale, clube onde ganhou o apelido de “Fenômeno”. Na Inter, Ronaldo continuou a fazer seus gols, até ser contratado pelo Real Madrid em 2002. No time merengue, o atacante fez parte dos galáticos, e permaneceu no clube até 2007.
Nesta altura de sua carreira, o craque brasileiro já sofria com lesões graves. Ele defendeu o Milan em 2008, retornando para o Brasil em 2009, onde defendeu seu último clube na carreira: o Corinthians. Longe dos gramados, o Fenômeno encontrou sua carreira no meio empresarial e publicitário.
Seu primeiro investimento foi ainda como jogador: uma casa noturna, chamada R9. Enquanto ainda atuava profissionalmente, Ronaldo também fundou um centro de fisioterapia que leva o mesmo nome. Além disso, o ex-jogador também investe no gerenciamento da carreira de atletas e na produção de conteúdo publicitário.
Ronaldo fundou a 9ine, empresa de marketing esportivo responsável por gerenciar carreiras de esportistas. Atualmente, a agência conta com nomes de peso do esporte mundial, como os também futebolistas Neymar, Ganso e o lutador Anderson Silva. O “Fenômeno” já anunciou que futuramente a empresa pretendia expandir seus negócios e agenciar também artistas e cantores.
O ex-Seleção Brasileira possui uma fortuna estimada em R$ 1 bilhão, e é dono de dois clubes de futebol: o Valladolid, na Espanha, e o Cruzeiro, no Brasil.