Shay Given, ex-jogador do Newcastle, causou bastante burburinho após sugerir que seu ex-clube deveria considerar a contratação do goleiro do Manchester United, David De Gea. E a razão? O atual goleiro do Newcastle, Nick Pope, está lesionado e Given acredita que David poderia ser uma ótima substituição.
Nick Pope, que tem sido o número 1 para Eddie Howe no St. James’ Park desde que chegou em um acordo de £10 milhões com o Burnley em junho de 2022, jogou todos os jogos do Campeonato da Premier League na temporada passada, exceto um. Agora, a estadia do internacional inglês nas linhas laterais parece se prolongar após ter sofrido uma lesão grave, um ombro deslocado, durante um jogo contra o Manchester United.
O papel de David De Gea como alternativa real
Desde a lesão de Pope, a posição de goleiro tem sido ocupada por Martin Dubravka, com o ex-goleiro do Liverpool, Loris Karius, fornecendo cobertura no banco. No entanto, Shay Given acredita que tanto o Newcastle quanto o Chelsea seriam inteligentes em considerar um movimento para David De Gea.
“Eu acho que qualquer clube de ponta, até mesmo o Chelsea. Eu estaria olhando para De Gea”, disse Given. Ele prosseguiu, “O Newcastle estará olhando para De Gea. Eu acho que todos os clubes deveriam estar olhando para De Gea. Ele teve o maior número de ‘clean sheets’ no último ano no Premier League”.
A viabilidade da sugestão de Given
Duvidando da possibilidade da proposta, Given ressaltou que se Newcastle realmente tivesse interesse em assinar com o jogador que não possui contrato, eles já poderiam ter feito. “Se fossem contratá-lo, poderiam assinar agora e deixá-lo apto para janeiro”, adicionou ele. No entanto, como De Gea é uma transferência gratuita, Given duvida que Newcastle esteja de fato de olho nele.
Neste meio tempo, De Gea permanece sem contrato desde sua saída do Manchester United no verão passado. Perguntada sobre a possibilidade de Newcastle considerar uma jogada para De Gea, Karen Carney pareceu menos entusiasmada.
“Não, eu não penso assim. Eu acho que os salários dele são estratosféricos, e isso causaria alguns problemas”, observou ela. Em um mercado de transferências incerto, apenas o tempo dirá se o conselho de Given será levado em consideração e se De Gea estará vestindo a camisa do Newcastle em breve.