O meia argentino Cristaldo foi a contratação mais cara do Grêmio nesta temporada. O Imortal desembolsou 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 24 milhões, na cotação da época) para tirá-lo do Huracán.
Porém, o jogador de 27 anos vive momentos de oscilação em 2023 e tem apenas um jogo completo pela equipe.
Cristaldo no Grêmio
Cristaldo é o vice-colocado na lista de garçons do Grêmio na temporada. O argentino já deu 11 passes para gol, enquanto o líder da estatística é o atacante Luis Suárez com 13 assistências.
Além disso, o meia já balançou as redes nove vezes. Apesar dos bons números, o jogador vem sendo muito criticado pela falta de consistência para atuar em alto nível durante os 90 minutos de uma partida.
O assunto voltou à tona no último sábado (21), no duelo contra o São Paulo. Cristaldo foi substituído aos 27 minutos do primeiro tempo após não conseguir ter um bom desempenho no jogo.
Deixar o gramado antes do apito final não é nenhuma novidade sobre o jogador nesta temporada. Nas 42 partidas que iniciou como titular, Cristaldo só não foi substituído em uma delas — na goleada por seis a um diante do Novo Hamburgo no Gauchão.
Os motivos para o meia sair mais cedo de campo variam de cansaço físico ao desempenho ruim. Pela falta de opções no setor, o técnico Renato Gaúcho procura montar um esquema tático para ajudar Cristaldo.
Por exemplo, no momento defensivo, o argentino fica posicionado mais à frente junto de Suárez, a fim de evitar o desgaste com a marcação. Cristaldo terá mais uma chance de demonstrar consistência nesta quarta-feira (25), quando o Grêmio encara o Flamengo pela 29ª rodada do Brasileirão.
A partida será realizada na Arena do Grêmio, às 21:30h (horário de Brasília).