A polêmica sobre o primeiro gol de Portugal diante do Uruguai chegou à Adidas. Segundo a fornecedora da bola oficial da competição, Cristiano Ronaldo não tocou na bola e o tento foi realmente do meia Bruno Fernandes.
A empresa alemã publicou uma nota nesta terça-feira (29) e afirmou que o astro não toca na bola de cabeça. Para comprovar isso, a Adidas verificou o sensor da Al Rihla, que é usado no impedimento semiautomático.
“No jogo entre Portugal e Uruguai, usando a Connected Ball Technology alojada na Al Rihla Official Match Ball da Adidas, conseguimos definitivamente não mostrar nenhum contato na bola de Cristiano Ronaldo para o primeiro gol do jogo“, comunicou a Adidas.
“Nenhuma força externa na bola pode ser medida conforme mostrado pela falta de ‘batimento cardíaco’ em nossas medições e no gráfico anexo. O sensor IMU de 500 Hz dentro da bola nos permite ser altamente precisos em nossas análises“, concluiu.
Assim como a empresa, a súmula do duelo também apontou o tento para Bruno Fernandes. Apesar disso, de acordo com o “UOL Esporte”, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmou que vai apresentar à FIFA provas de que o gol foi marcado por Cristiano Ronaldo.
Com a vitória, os Lusos chegaram a seis pontos no grupo H da Copa do Mundo e estão garantidos nas oitavas de final. O adversário sai do grupo do Brasil, que já está classificado e tem Suíça, Sérvia e Camarões na briga pela segunda vaga.
Portugal fecha a fase de grupos na próxima sexta-feira (2), às 12h (de Brasília), diante da Coréia do Sul, no Estádio da Cidade da Educação.