A Copa do Mundo 2022 mal começou, mas a próxima edição, de 2026, já está causando discussões e debates. Isso porque o desejo da Conmebol de alterar o formato das Eliminatórias pode não ser concretizado. A informação é do portal ‘GloboEsporte’.
De acordo com a publicação, Brasil e Argentina são a favor na alteração do formato das Eliminatórias da América do Sul. Isso porque na próxima Copa, com o aumento de seleções participantes, a América do Sul terá direito a seis vagas e uma repescagem. Se hoje Brasil e Argentina exercem uma dominância na competição, em tese, com mais vagas, o caminho seria ainda mais facilitado.
“A maioria absoluta quer manter. Vamos externar [nossa posição] quando houver uma reunião de Conselho da Conmebol. Se depender da maioria, a fórmula vai continuar sendo essa, a não ser que a Conmebol tenha alguma proposta para direcionar”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
“Tem um desenho do que pode acontecer. Mas são suposições enquanto não tiver o calendário deles. Nós queremos um calendário que não traga tanta consequência [ruim] para os clubes”, completou.
Além da dominância das duas seleções, a fórmula de pontos corridos em todos contra todos, com 18 datas ocupadas, é vista como longa e pouco atrativa.
Foco em 2022!
Mesmo que as discussões sobre 2026 tenham começado, o foco é todo na busca pelo hexa! A Copa do Mundo 2022 começa em 21 de novembro. A estreia do Brasil é no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, contra a Sérvia, pelo grupo G.