O Vasco é um dos principais clubes do futebol brasileiro com grandes títulos nacionais e continentais, que começou em 1948, quando o Gigante da Colina conquistou a sua primeira conquista, a Copa Sul-Americana dos Campeões, que acabou sendo reconhecido pela Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) em 2013 com registro formal.
O título já havia tido o seu título reconhecido em 1996 como o primeiro título continental da equipe cruzmaltina. O responsável pela criação do dossiê com imagens e histórico referentes ao torneio de 1948, foi o vice-presidente de relações especializadas do Vasco, João Ernesto que na época agradeceu o registro formal do site:
“Fico feliz e agradeço muito pela menção na parte mais nobre do site deles. Essa é uma conquista para todos nós vascaínos”, disse ao site oficial do clube em 2013.
O título de 1948 foi um dos principais da hsitória do clube, mas não é reconhecido como Libertadores da América e sim como uma competição continental, chamada Copa Sul-Americana dos Campeões.
O torneio foi organizado pelo Colo-Colo em Santiago, e foi disputado em sistema de pontos corridos, turno único com sete equipes. A campanha do Vasco foi de quatro vitórias e dois empates em seis partidas disputadas. Confira a campanha:
Vasco 2 x 1 Litoral-BOL (campeão de La Paz em 1947)
Vasco 4 x 1 Nacional-URU (campeão uruguaio em 1947)
Vasco 4 x 0 Deportivo Municipal-PER (vice-campeão peruano em 1947)
Vasco 1 x 0 Emelec-EQU (campeão de Guayaquil em 1946)
Vasco 1 x 1 Colo-Colo-CHI (campeão chileno de 1947)
Vasco 0 x 0 River Plate-ARG (campeão argentino em 1947)