Após a Conmebol e a UEFA anunciarem o Desafio de Clubes, competição que vai envolver os campeões da Europa League e Sul-Americana, as entidades já pensam em ir além e negociam torneio entre os vencedores da Champions e da Libertadores. A informação é de Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”.
Segundo o jornalista, as negociações já estão em andamento, mas ainda não há uma data definida para a partida acontecer. Apesar disso, a tendência é que se concretize, uma vez que Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, e Aleksander Ceferin, mandatário da UEFA, possuem uma boa relação e as vezes divergem de opiniões vindas da Fifa.
Dessa forma, essa parceria vem acontecendo desde 2020, quando estreitaram laços e começaram a criar intercâmbios e outras trocas de informações e experiências, além das competições. A primeira foi a Finalíssima entre Argentina e Itália, no masculino, e Inglaterra e Brasil, no feminino.
Agora, na última sexta-feira (7), foi anunciado o Desafio de Clubes, que como dito anteriormente, coloca os vencedores da Europa League e da Sul-Americana frente a frente. Neste caso, a primeira edição será entre Sevilla e Independente Del Valle. A partida acontece no próximo dia 19, às 17h (de Brasília), no Ramon Sanchez-Pizjuán.
Já pensando em um avanço, as entidades também querem colocar os campeões da Liberta e da Champions em uma disputa intercontinental. Apesar disso, tudo se encontra em uma fase embrionária e nada deve acontecer nem neste ano e nem em 2024.
Vale lembrar que antes do Mundial da Fifa, o campeão do mundo era decidido através de uma disputa entre o vencedor da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões. Desde 2005 que a entidade máxima do futebol organiza a competição.