O goleiro Éderson, do Manchester City é o único jogador brasileiro na final da Champions League. Titular absoluto da meta do time inglês, o arqueiro se tornou uma espécie de “xodó” de Pep Guardiola após um início turbulento na Premier League.
Comprado por 34,6 milhões de libras (143 milhões de reais à época) junto ao Benfica, um dos maiores valores envolvendo jogadores de sua posição, Éderson foi alvo de críticas da imprensa britânica logo após uma falha cometida contra o Manchester United, na sua estreia.
Ao final da partida, Guardiola acabou dando uma declaração surpreendente em relação à atuação do jogador brasileiro: “fiquei muito impressionado com ele. Foi excelente, nesta temporada vai nos ajudar muito”. Seis anos depois, Ederson é uma das principais referências do City, e vai para sua segunda decisão de Liga dos Campeões pelo clube.
“Acima de tudo, temos mais experiência agora [do que na final contra o Chelsea]. Já apanhamos na competição. O futebol é igual a nossa vida: sempre caímos para poder levantar. Acho que agora estamos mais próximos [desse título]”, disse Éderson em entrevista à TNT Sports.
Na atual temporada, o goleiro brasileiro atingiu a marca de 11 clean sheets (partidas sem levar gol) em 35 jogos. Segundo dados estatísticos da competição Éderson realizou 46 defesas, acumulou 15 duelos vencidos e teve apenas um erro em saída de gol.
Com muitos torcedores apontando-o como o melhor goleiro da história do clube, Ederson agora busca o título inédito com o Manchester City para se sagrar com um dos maiores goleiros deste século.