Atacante do Benfica, Gonçalo Ramos ganhou notoriedade na Copa do Mundo do Catar ao desbancar Cristiano Ronaldo e ganhar a titularidade na equipe de Portugal diante da Suíça. O jogador foi o responsável por CR7 ficar no banco de reservas pela primeira em jogos de Copa. Hoje o goleador está super valorizado e vale uma fortuna.
Durante a disputa da Copa do Mundo do Catar, Fernando Santos, então técnico da seleção portuguesa, surpreendeu todos ao deixar Cristiano Ronaldo no banco de reservas diante da seleção da Suíça e escolher o jovem Gonçalo Ramos, de 21 anos, para ser o substituto do histórico craque português. Pela primeira vez em um confronto de Mundial da Fifa, CR7 começava o jogo como suplente e não entre os 11 iniciais.
Gonçalo Ramos não decepcionou e fez jus à escolha de Fernando Santos. O atacante comandou a goleada lusitana no duelo, por 6 a 2, ao marcar três gols e distribuir uma assistência. Com o desempenho melhor que o esperado, Ramos se tornou o jogador mais jovem a anotar um hat-trick em uma fase de mata-mata de Copa de Mundo desde Pelé em 1958.
Olho na Champions League
Após a disputa da Copa do Mundo do Catar, Gonçalo Ramos continuou a marcar gols, mantendo uma regularidade que o faz ser um dos principais goleadores do Campeonato Português. Já soma 25 gols e 5 assistências na temporada 2022/23.
Principal artilheiro do Benfica, Ramos é a grande esperança do Benfica no jogo de ida da quartas de final da Champions League, diante da Inter de Milão. Os portugueses miram uma classificação à semifinal da competição e, para alcançar esse objetivo, apostam suas fichas no goleador que desbancou CR7.
A grande performance da Gonçalo Ramos na temporada despertou o interesse de vários gigantes europeus. Segundo a mídia da Europa, Real Madrid e Manchester United têm se candidatado para contratar o atacante benfiquista.
Ramos tem contrato até 2026 com a equipe de Lisboa, para tirá-lo de lá, o interessado terá que desembolsar uma quantia milionária. Isso porque sua multa rescisória hoje está em torno de 120 milhões de euros (R$ 660,3 milhões), e as ofertas dos candidatos a levar o jogador já se aproximam desse valor.
Ramos destacou que seu desejo é a permanência no Benfica: “A minha vontade é estar no Benfica, continuar no Benfica. Em relação a renovação não há muito a dizer. O espírito da equipa está como sempre esteve. Quando ganhamos não ficamos a festejar uma semana e quando perdemos não nos ficamos a lamentar. Temos jogos de três em três dias e não há tempo para desperdiçar novas oportunidades”.
Gonçalo Ramos chegou ao Benfica aos 12 anos de idade, e depois de uma temporada promissora na equipe B do Benfica em 2020/2021, recebeu a oportunidade de estrear no time principal no início da temporada 2021/2022. Ex-técnico do Flamengo, Jorge Jesus foi responsável por lançar o jogador na equipe principal do Benfica.