A temporada do futebol europeu chegou ao fim, e é hora de fazer uma avaliação dos melhores marcadores. A disputa pela Chuteira de Ouro foi acirrada, e nesta lista trazemos os 10 jogadores que conseguiram se destacar no cenário europeu.
De promessas a jogadores consagrados, a briga pelo título de artilheiro envolveu grandes nomes e revelações surpreendentes. Alguns já estão garantidos em seus clubes para a próxima temporada, enquanto outros despertam o interesse de times que buscam reforçar o seu ataque. Confira agora quem são os Top 10 desta temporada!
Quem são os 10 melhores marcadores da temporada 2023?
- Lautaro Martínez (Inter): 21 gols / 42 pontos – O atacante argentino do Inter, que tem como objetivo ganhar a Champions no próximo sábado, fecha o Top 10, sendo o segundo melhor marcador da Serie A.
- Loïs Openda (Lens): 21 gols / 42 pontos – Uma das grandes revelações da temporada na Ligue 1. Jovem atacante que, sem dúvida, será alvo de muitas ofertas no próximo verão.
- Enner Valencia (Fenerbahce): 29 gols / 43,5 pontos – O único representante de uma liga que não está entre as cinco principais europeias. Conseguiu estar neste Top 10 apesar de gols feitos na Turquia valerem 1,5 pontos e não 2.
- Robert Lewandowski (Barcelona): 23 gols / 46 pontos – Maior artilheiro da LaLiga em sua primeira temporada no futebol espanhol, o polonês foi o único representante desse campeonato no Top 10.
- Jonathan David (Lille): 24 gols / 48 pontos – O canadense clama por uma chance em um time com maior ambição do que o Lille. Não para de marcar gols.
- Victor Osimhen (Nápoles): 26 gols / 52 pontos – Um dos grandes motivos pelo qual o Nápoles voltou a ganhar a Serie A após mais de três décadas. Um atacante africano sendo “capo cannoniere”.
- Alexandre Lacazette (Lyon): 27 gols / 54 pontos – Por momentos, esteve na disputa para se tornar o maior artilheiro da Ligue 1, mas não conseguiu. Mesmo assim, é destaque no Lyon.
- Kylian Mbappé (PSG): 29 gols / 58 pontos – Líder em gols da Ligue 1, ninguém marcou mais gols pelo PSG do que Mbappé. Um atacante de classe mundial.
- Harry Kane (Tottenham): 30 gols / 60 pontos – Seus 30 gols não foram suficientes para levar o Tottenham às competições europeias na próxima temporada, mas certamente mostram que ele cumpriu seu papel com excelência.
- Erling Haaland (Manchester City): 36 gols / 72 pontos – O maior artilheiro da Premier League e também do futebol europeu. Haaland está simplesmente imparável e se destaca como o grande nome desta temporada.
Quem irá liderar a disputa na próxima temporada?
Apenas o tempo dirá se os atuais protagonistas conseguirão se manter no topo ou se novos nomes surgirão na busca pela Chuteira de Ouro. O que é certo é que o futebol europeu nunca deixa de surpreender, e grandes duelos pela artilharia estão por vir! Prepare-se para mais emoções nos gramados europeus!