Como foi a passagem de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians?

Um dos melhores jogadores da história do futebol, Ronaldo Fenômeno voltou ao Brasil em 2008 e decidiu encerrar sua carreira no Corinthians. Em pouco mais de dois anos no clube, R9 conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil e, ainda mais importante, ajudou o clube a se reerguer esportiva e financeiramente.

Após mais uma das muitas que sofreu no joelho, Fenômeno deixou o Milan no meio de 2008 e retornou ao Brasil para se recuperar. Por meses, R9 treinou de graça no CT do Flamengo e todos imaginavam que a contratação era certa. Porém, em dezembro daquele mesmo ano, o Corinthians surpreendeu o mundo e anunciou a contratação de Ronaldo.

O atacante fez sua estreia apenas no dia 4 de março de 2009, entrando no segundo tempo da partida contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil. O primeiro gol veio contra o arquirrival Palmeiras, após entrar mais uma vez na segunda etapa, empatando o Derby Paulista. O Corinthians se sagrou campeão invicto do Paulistão daquele ano. Ronaldo foi fundamental também na conquista da Copa do Brasil.

Fenômeno em campo e no marketing

Além do retorno técnico dentro de campo, Ronaldo foi essencial para ajudar o Timão a se reconstruir como marca. Em 2008, o Corinthians disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, da qual foi campeão, e buscava voltar aos holofotes do cenário nacional. A contratação do Fenômeno alavancou esse objetivo, atraindo patrocínios e vendas de camisas.

Apesar de poucos títulos, a passagem de Ronaldo pelo Timão foi essencial na construção de um time vencedor. Depois de sua saída e aposentadoria, em março de 2011, o Coringão se firmou como um dos melhores times do país, conquistando o Brasileirão do mesmo ano e Libertadores e Mundial no ano seguinte.