Antes do streaming pela internet e dos canais pagos especializados, a TV aberta era a única alternativa para assistir aos jogos de futebol. Na década de 70, até mesmo o futebol nacional era transmitido com certa precariedade. As partidas eram mostradas em reprises, geralmente no começo da madrugada, horas depois de terminarem, ou até mesmo nas manhãs seguintes.
Os jogos internacionais, por sua vez, eram ainda mais raros. Na época, as emissoras brasileiras simplesmente não viam interesse do público em jogos estrangeiros, principalmente aqueles que não contavam com brasileiros em campo. Isso só começou a mudar no início dos anos 80, quando o êxodo de jogadores brasileiros para clubes europeus começou a chamar a atenção do público local.
No final da década de 70, houve uma surpresa curiosa no cenário das transmissões de futebol internacional. Silvio Santos, dono do que viria a ser o SBT, transmitiu a final da Copa dos Campeões de 1979 entre Nottingham Forest e Malmö. Decorridos mais alguns anos, a TV Globo transmitiu seu primeira final de Copa dos Campeões, quando Roma e Liverpool disputaram o título em 1984.
Hoje transmitem mais que do Brasil
A partir da década de 80, as transmissões de jogos internacionais no Brasil começaram a crescer consideravelmente. Partidas das Copas do Mundo, dos campeonatos europeus e amistosos internacionais passaram a ser comuns nas grades das emissoras. A TV Globo, por exemplo, chegou a transmitir uma temporada inteira do Campeonato Italiano na temporada 1984-85. Já a Bandeirantes transmitiu a decisão da Copa do Rei entre Real Madrid e Barcelona, em 1983.
Hoje em dia, com a popularização da internet e dos canais de TV por assinatura, as transmissões de jogos internacionais nunca foram tão acessíveis para o público brasileiro. As emissoras abertas ainda detém os direitos de transmissão de alguns campeonatos e jogos, mas de forma reduzida comparado às décadas passadas.
Em meio a tantos canais e plataformas de streaming, é interessante olhar para trás e ver o quanto a presença do futebol internacional na televisão brasileira evoluiu, o que é um reflexo da globalização e de como o futebol, como um esporte verdadeiramente global, conquistou os corações dos brasileiros, independentemente do país onde a partida está sendo disputada.