A expectativa em ver Endrick atuando no futebol profissional parece que mais atrapalhou do que a ajudou na transição. O garoto de 16 anos saiu do sub-17 do Palmeiras direto para o profissional e não marcou nenhum gol nesta temporada.
Além disso, o atacante perdeu a vaga de titular da equipe de Abel Ferreira. Diante dos fatos, a comentarista Ana Thaís Matos defende o retorno de Endrick às categorias de base do Palmeiras.
Opinião sobre Endrick
Durante o programa Seleção SporTV, Ana Thaís comentou que os profissionais da imprensa foram precoces na avaliação do garoto e ainda explicou que a melhor decisão é voltar para a base:
“Uma coisa é você amadurecer no time profissional, outra coisa com os seus [mesma idade]. O Endrick saiu do sub-17 para jogar no profissional muito rápido. É tudo diferente, outra velocidade e até psicologicamente, como ele vai lidar com um vestiário complementamente profissional”, disse ela.
Endrick começou a temporada como titular do Palmeiras no campeonato paulista. Nos 12 jogos da fase de grupos, o atacante foi titular em nove e entrou ao decorrer da partida em três oportunidades. Entretanto, não foi ao campo nos dois jogos de mata-mata da equipe, contra São Bernardo e Ituano.
A comentarista ainda ressalta que o atacante precisa “passar pelos processos” com calma. “Ele tem que voltar a disputar o Brasileirão sub-20 pelo Palmeiras, passar por alguns processos que o profissional não vai entregar para ele. Ele tem que evoluir tomada de decisão, concentração, coisa que o profissional não dá tempo de evoluir”, completou ela.
Endrick já atuou 19 vezes no time profissional do Palmeiras desde sua estreia no Brasileirão de 2022 e marcou três gols. A joia brasileira foi vendida ao Real Madrid por R$400 milhões e só irá ao clube merengue quando completar 18 anos.