Kylian Mbappé, o proeminente atacante do Paris Saint-Germain (PSG), tem sido notícia devido a uma suposta oferta de transferência de £259 milhões, cerca de 1,47 bilhões de reais, pela equipe saudita Al-Hilal. Informações atualizadas em 24 de julho de 2023 indicam que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, está determinado a vender o atacante, que foi deixado de fora da turnê pré-temporada do clube por recusar-se a renovar seu contrato.
Mais de cinco clubes manifestaram interesse em contratar Mbappé neste fim de semana, com o Al-Hilal sendo o primeiro a fazer uma proposta formal. A proposta ofusca a quantia de £200 milhões que o Paris Saint-Germain pagou ao Barcelona por Neymar em 2017, colocando o mundo do futebol em alerta sobre a disponibilidade de Mbappé para transferência.
Com 24 anos, Mbappé é sem dúvida um dos jogadores mais promissores de sua geração. No entanto, sua renovação de contrato com o PSG tem sido um impasse. Mbappé está propenso a não renovar o contrato, que vence no próximo verão, levando Al-Khelaifi a tomar a decisão de vendê-lo, ao invés de perder o jogador de graça em 2024.
Mbappé no Al-Hilal ou em Madrid?
Por outro lado, dado o alto interesse de vários clubes, é possível que o futuro de Mbappé não esteja nem no Al-Hilal nem no Real Madrid. Isso porque, segundo o repórter da Sky Sports, Kaveh Solhekol, mais de cinco clubes contataram o PSG durante o fim de semana para demonstrar interesse no atacante. Alguns desses clubes são da Premier League e receberam a indicação de que o PSG poderia estar aberto a emprestar seu atacante estrela.
No ano passado, Mbappé revelou que já havia tido conversas com o Liverpool, clube favorito de sua mãe. O agente da FIFA, Marco Kirdemir, afirmou no mês passado que o Liverpool estaria disposto a “pagar uma fortuna” para contratar Mbappé. Ainda é incerto se o Liverpool reacendeu seu interesse no vencedor da Copa do Mundo.
A decisão do Al-Hilal de fazer uma oferta monumental por Mbappé demonstra o quão seriamente eles estão olhando para se estabelecer como um clube de futebol de elite. Após a provável saída de Cristiano Ronaldo no meio da última temporada, o Manchester United também sinalizou a necessidade de um novo atacante, ligando-se a Rasmus Hojlund de Atalanta. Com a meta de apenas 38 gols na última temporada, o Chelsea também pode estar no mercado por um atacante.