A primeira competição da CBF em 2024 será a Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo. O duelo está marcado para o dia 3 de fevereiro.
A diretoria de competições da entidade máxima do futebol brasileiro afirmou que está descartada a possibilidade de adiamento da competição.
Supercopa do Brasil
O assunto do adiamento entrou em pauta nos últimos dias em função do local da partida. Há menos de um mês para o duelo, ainda não foi definido o estádio.
Isso ocorreu, entre outros fatores, pela turbulência que a CBF está passando nos últimos dias. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, foi destituído do cargo por uma decisão da Justiça.
Como o mandatário centraliza para si as decisões referentes à Supercopa, sua ausência causou muitas informações incorretas sobre o torneio. Além disso, há um impasse para definir o estádio que será utilizado para a partida.
Por contra da lei de torcida única no estado de São Paulo, está descartada a final na capital paulista. Além disso, não haveria estádio neutro para o confronto.
Desde que a Supercopa do Brasil voltou a ser disputada em 2020, o estádio Mané Garrincha foi palco em três das quatro edições. Porém, a CBF não pediu a reserva antecipada do local e ele não poderá ser utilizado.
Diante desse cenário, a Federação de Futebol do Pará fez uma oferta para que a partida seja realizada no estádio Mangueirão. Recentemente, a seleção brasileira atuou no estádio e venceu a Bolívia por cinco a um.
Porém, as diretorias de Palmeiras e São Paulo não querem realizar uma viagem longa para disputar o jogo. Com isso, a melhor alternativa apresentada pelos clubes é a utilização do Maracanã
Contudo, para viabilizar o desejo, será necessário negociar com Flamengo e Fluminense — responsáveis pela administração do complexo. A CBF ainda não se manifestou sobre esse encontro.