CBF faz valer regulamento e dez clubes são excluídos da Copa do Brasil

A Copa do Brasil de 2025 terá início nesta terça-feira (18), com duas partidas com a presença de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. O Atlético Mineiro visita o Tocantinópolis, às 18h (horário de Brasília), no Estádio João Ribeiro, na cidade do mesmo nome do clube, localizada no estado do Tocantins. Mais tarde, às 21h30, o Vasco enfrenta o União Rondonópolis (MT), no Kléber Andrade, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória. 

A maior competição de mata-mata organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conta com a participação de clubes de todos os estados do país. Equipes modestas utilizam as suas oportunidades para atrapalhar os gigantes do futebol nacional e arrecadam valores milionários. Na nova edição do torneio, caso algum time que não disputa divisões ou ocupa as Séries C e D consiga se classificar na Primeira Fase será recompensado com R$ 830 mil. 

Conheça dez clubes que disputaram a Copa do Brasil e estão fora do radar do futebol 

Alguns clubes que disputaram alguma das 36 edições da Copa do Brasil foram extintos ou até mesmo se uniram a outra equipe. Dentre eles, encontramos uma lista de dez times que jogaram a maior competição eliminatória da CBF. 

O Pinheiros (PR), que disputou o torneio em 1989, se uniu ao Colorado e anos depois se transformou no Paraná Clube. Outro clube do Sul do país que encerrou suas atividades e causou burburinho na competição, o 15 de Campo Bom (RS), que jogou a edição de 2004, fechou as portas em 2015, após sofrer com problemas financeiros. 

O Barras (PI), que disputou a competição em 2007, 2008, 2009 e 2011 se encontra inativo. O J. Malucelli, que jogou a eliminatória em 2001, 2009, 2010 e 2014, também encerrou suas atividades, em dezembro de 2017. Linhares (EC), CENE (MS), Kaburé (TO), Guaratinguetá (SP), JV Lideral (MA) e o Salgueiro (PE), também são clubes que disputaram a Copa do Brasil em muitas oportunidades e encerraram os movimentos no futebol.