A CBF anunciou que o Brasil enfrentará Espanha e Inglaterra em 2024, um velho pedido de Tite nos tempos que comando a Seleção Brasileira. Nos últimos anos os amistosos contra europeus tem sido escassos, já que criaram a Liga das Nações, que tem tomado parte do calendário de seleções.
No dia 23 de março o Brasil vai duelar contra a Inglaterra, em Wembley, poucos dias antes de encarar a Espanha. Faz seis anos que os ingleses não enfrentam um time da América do Sul, a última vez foi em 2017, justamente contra o Brasil, num empate por 0x0. Naquela época Tite era o comandante do time Canarinho.
O jogo contra a Espanha será no Santiago Bernabéu, casa de Rodrygo, Vinicius Junior e Éder Militão. Porém, a data para este duelo ainda não foi anunciada. Segundo as federações o jogo “servirá para reforçar o compromisso de CBF e RFEF contra a violência no futebol”, e vai “intensificar as boas relações já existentes”.
A ideia central do jogo é ajudar no combate ao racismo. Ela foi desenvolvida após os lamentáveis acontecimentos de racismo envolvendo o craque brasileiro Vinicius Júnior.
Pedido de Tite
As duas partidas vão atender, com atraso, pedidos que Tite fazia a Seleção Brasileira. O treinador enfrentou poucas vezes seleções europeias sob o comando do Brasil, mas gostaria que tivesse acontecido mais vezes. Segundo ele, isso seria melhor para a preparação, mas não foi possível.
“A gente tentou enfrentar a Inglaterra, que foi vice da Eurocopa. Queríamos fazer um confronto contra o Brasil, que foi vice da Copa América. Não foi possível, não deixaram. Nós tentamos de todas as formas, todos os jeitos. Eu gostaria de enfrentar Inglaterra, Itália e Alemanha. Sim, gostaríamos, como forma de preparação”, afirmou o treinador, antes da última Copa do Mundo.