A situação atual da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ser descrita como instável. No entanto, a organização, apesar de estar imersa em um caos institucional, tem visto traços de bom senso em suas últimas decisões. Um bom exemplo disso foi a recente convocação de Ramon Menezes, o técnico das seleções olímpica e sub-20 do Brasil.
Esta lista de 23 jogadores brasileiros foi elaborada em conjunto com diversos clubes a fim de obter a liberação para a disputa na competição Pré-olímpico sul-americano. Este campeonato será realizado a partir de 20 de Janeiro, na Venezuela.
É interessante notar que algumas ausências notáveis incluem Vitor Roque, que está prestes a começar a treinar com Xavi Hernandez em Barcelona na próxima semana, e Savinho que se destaca nesta temporada no Girona, de Míchel.
Quem liderará a seleção brasileira na competição Preolímpico sul-americano?
Neste cenário de muitas estrelas ausentes, o protagonismo recai sobre Endrick, um jovem atleta que começará o próximo ano da melhor forma possível, representando seu país em um torneio internacional de grande pressão.
Isso se dá pelo contexto desse evento esportivo, que oferece apenas duas vagas para os Jogos de Paris 2024 e o Brasil precisa garantir uma delas. A seleção brasileira é atualmente bicampeã olímpica, tendo conquistado as medalhas no futebol masculino no Rio 2016 e em Tóquio 2020.
E quem são os outros talentos brasileiros a serem destacados?
A “Baby Canarinha” apresentará uma formação altamente competitiva. Além de Endrick, John Kennedy, o camisa 9 do Fluminense, destaca-se no ataque por ter marcado o gol do título na última final da Copa Libertadores contra o Fluminense.
No meio-campo, Andrey Santos, que já foi alvo do Barcelona, terá um papel importante atuando em dupla com Danilo, bicampeão da Libertadores com o Palmeiras e ainda adaptando-se à Premier League. E na defesa, Robert Renan é um zagueiro que mostra um grande potencial.
Outros jogadores talentosos incluem o lateral-direito Vinicius Tobias, que joga no Real Madrid Castilla. Os atacantes Gabriel Pec do Vasco da Gama, Marquinhos do Nantes, Endrick do Palmeiras, Giovane e Guilherme Biro do Corinthians também são grandes promessas. A seleção promete trazer partidas eletrizantes e inesquecíveis e está determinada a conquistar sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024!