A CBF entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SIJD) para suspender a decisão judicial sobre a destituição de Ednaldo Rodrigues. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) na última quarta-feira (6).
Para isso, a entidade utiliza uma carta emitida pela Fifa, em que o conteúdo informa sobre possíveis punições para o futebol brasileiro diante do caso.
CBF usa Fifa para “salvar” Ednaldo
A CBF pode ser punida pela Fifa por conta da intervenção de terceiros na gestão da entidade. Vale lembrar que quem está assumindo o cargo de presidente da CBF de maneira “interina” é José Perdiz, presidente do STJD.
Diante desse cenário, o futebol brasileiro poderia sofrer várias sanções da entidade máxima do futebol mundial. A pior delas seria a exclusão do Brasil da próxima Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá em 2026.
Confira o trecho em que a CBF anexa a carta da Fifa ao pedido de anulação da decisão judicial:
Inclusive, salienta-se que a FIFA (Fédération Internationale De Football Association), logo após o julgamento Eg. do TJRJ, oficiou a CBF para informar sobre as sanções previstas em seu Estatuto, que serão melhor explicadas nas linhas adiante deste requerimento. É de se ver pelo ofício que o risco é iminente (doc. 6).
Caso o STJD aceite o efeito suspensivo da CBF, Ednaldo retorna ao cargo de presidente até que o mérito do caso seja julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).