A seleção brasileira encara a Guiné em amistoso no próximo dia 17 de junho, em Barcelona, na Espanha. E a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a estreia de camisa totalmente preta do Brasil. A medida foi tomada em protesto a onda de ataques racistas ao atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Jr, na La Liga – Campeonato Espanhol.
A entidade máxima do futebol brasileiro estabeleceu que a seleção brasileira vai usar um uniforme todo preto (camisa, calção e meião) ao longo do primeiro tempo do amistoso. Já no segundo tempo, o Brasil voltará com a camisa tradicional: amarela.
O uso do uniforme preto é uma medida de se posicionar contra o racismo no futebol, uma vez que o último ataque racista de maior repercussão foi sofrido pelo atacante da própria seleção brasileira e do Real Madrid, Vinicius Jr, em um jogo da equipe merengue diante do Valencia, pela La Liga.
Segundo o portal UOL, os jogadores da seleção usarão um modelo que foi feito, no primeiro momento, para os goleiros, e pertence à atual coleção. Uma vez que foi a forma mais viável para a ocasião, já que não teria tempo para a Nike e CBF desenvolverem um uniforme em específico para o amistoso.
Ainda de acordo com o UOL, depois que os jogadores usarem as camisas, as mesmas serão enviadas pela CBF a autoridades políticas e esportivas, como a Fifa e Conmebol, além do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Igualdade Social, Aniele Franco.
E uma das camisas será assinada pelos jogadores para ser leiloada e o dinheiro revertido para ações contra o racismo. E uma outra camisa assinada pelos atletas irá para o museu da CBF, no Rio de Janeiro.
Agenda da seleção brasileira
Nesta Data Fifa, o Brasil enfrentará a Guiné, no dia 17 de junho, às 16h30 (de Brasília), em Barcelona. Depois volta a campo, no dia 20, em Lisboa, para encarará o Senegal, às 16h (de Brasília).