No último sábado (20), um caso de racismo contra Vini Jr. chocou todo o Brasil.
Mas, não é apenas no país europeu que ele tem que lidar com isso. Magno Malda, senador teve fala considerada racista ao dizer que as emissoras seguiam repetidamente com o assunto pelo fato dele dar audiência.
Veja o que disse o senador sobre caso de Vini Jr.
— O mais triste é que as emissoras ficam com esse assunto desde ontem, reverberando, porque o assunto dá ibope. É uma descaração isso. É um assunto que eu nem posso falar em público. Então, seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto.
Por conta disso, a federação PSOL-REDE protocolou uma denúncia contra o congressista. A intenção é que ele perca o seu mandato, além disso, entregaram uma notícia-crime ao STF.
Federação Espanhola pune Valencia
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) tomou as primeiras atitudes após o caso de racismo da torcida do Valencia contra Vini Jr.
A federação retirou o cartão vermelho do jogador, com isso, ele não será mais suspenso. Além disso, ela multou o Valencia.
Porém, o valor foi irrisório para uma equipe desse patamar. Apenas € 45 mil, o que equivale a cerca de R$ 240 mil.
Além disso, parte do estádio do clube será fechado por cinco jogos.
Confira o pronunciamento da Federação sobre o caso de Vini Jr.
“O Comité de Competições sancionou o Valencia CF com o encerramento parcial do estádio Mestalla durante cinco jogos, mais precisamente da bancada sul Mario Kempes, na sequência dos acontecimentos ocorridos durante o jogo do Campeonato da Liga Nacional da Primeira Divisão entre a equipe local e o Real Madrid CF.
Considera-se comprovado que, conforme refletido pelo árbitro em sua ata, houve gritos racistas dirigidos a Vinícius, jogador do Real Madrid CF, durante a referida partida, alterando o andamento normal da partida e considerando as infrações gravíssimas. Além disso, uma sanção econômica de 45.000 euros é imposta ao Valencia. É