A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO-FIFA), que também apitou a grande final da Copa do Brasil 2022 entre Flamengo e Corinthians, na última quarta-feira, 19, no Maracanã, para apitar a partida entre Vasco e Criciúma, no sábado, 22, às 16h30, em São Januário. A partida é válida pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Mas a escolha do experiente árbitro desagradou torcedores e dirigentes do Gigante da Colina. Com histórico de polêmicas em partidas do Vasco, o staff vascaíno esperava alguém mais neutro numa partida tão importante como a deste sábado que pode, inclusive, selar o acesso do cruzmaltino à Série A do brasileirão do ano que vem.
Wilton Pereira Sampaio apitou dois jogos do Vasco na Série B de 2022: a derrota por 1×0 para o Brusque, na 28ª rodada; e o empate em 1×1 diante do Londrina, na 32ª rodada, em São Januário. Nas duas partidas o árbitro teve atuação bastante questionada e ficou taxado como “inimigo” dos vascaínos, sobretudo porque os resultados foram aquém do esperado nos dois duelos em questão.
Diretoria e torcedores do Vasco criticam a escolha do árbitro
Nem mesmo a diretoria vascaína escondeu o descontentamento com a definição de Wilton Pereira Sampaio como árbitro da partida decisiva. O presidente do clube, Jorge Salgado, deu uma declaração afirmando que não concordava coma decisão da CBF, considerando que, segundo ele, o árbitro “tem histórico de polêmicas contra o Vasco”.
No Twitter, vascaínos também publicaram uma enxurrada de comentários criticando a escolha do árbitro para o confronto. “Péssima notícia. Wilton Pereira Sampaio foi covarde e prejudicou enormemente o Vasco, que acabou rebaixado”, disse um. “O sofrimento do vascaíno já começa na escolha do árbitro. Que fase. Contra tudo e contra todos vai dar Vasco”, ironizou outro torcedor cruzmaltino. “De novo ele? São sempre os mesmos. Essa CBF nem disfarça”, protestou mais um vascaíno.