O Atlético Nacional-COL garantiu sua participação na Libertadores da próxima temporada. A equipe conseguiu a vaga após vencer a Copa da Colômbia na última quinta-feira (23).
Carrasco do São Paulo na Libertadores de 2016, o time colombiano retorna à competição após ter caído nas oitavas de final deste ano para o Racing-ARG.
Atlético Nacional na Libertadores
A conquista da vaga para o torneio continental foi carregada de emoções. O Atlético Nacional enfrentou o Millonarios na final da Copa da Colômbia em um jogo muito disputado realizado no estádio Atanasio Girardot.
O Millonarios abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com Castro. O placar parecia definitivo, mas nos acréscimos, Aguirre Tabares empatou e levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, o Atlético Nacional venceu por cinco a quatro e levantou a taça. Com isso, garantiu uma vaga na Libertadores da próxima temporada. O Millonarios também participará do torneio, já que assegurou vaga antes da final via campeonato nacional
Agora, apenas dois países ainda não possuem equipes já classificadas para a Libertadores: Bolívia e Uruguai, em que os campeonatos nacionais ainda não foram encerrados. Assim como neste ano, o torneio será disputado por 47 clubes em 2024.
O Fluminense é o atual campeão da Libertadores depois de derrotar o Boca Juniors por dois a um, no Maracanã. O clube argentino, inclusive, não conseguiu se classificar para o torneio e vai disputar a Copa Sul-Americana em 2024.