Xabi Alonso foi um dos grandes volantes do futebol mundial nas últimas decadas. Campeão da Champions League em 2005 com o Liverpool, o ex-jogador espanhol tem um currículo invejável, com passagens por clubes como Real Madrid e Bayern de Munique. Hoje, aos 41 anos, Xabi é treinador do Bayer Leverkusen, da Alemanha, e é considerado uma “sensação” no futebol europeu.
A equipe do técnico espanhol está invicta há 13 jogos, e acumula excelente números desde que Xabi assumiu: são 17 vitórias, seis empates e sete derrotas. O time alemão é semifinalista da Liga Europa e disputa uma vaga para a Champions League no Campeonato Alemão. O sucesso do ex-jogador chegou a render inclusive especulações envolvendo seus dois ex-clubes: Liverpool e Real Madrid.
Antes de chegar ao Bayer Leverkusen, Xabi chegou a treinar o time Sub-14 do Real Madrid e o time B do Real Sociedad, clube em que foi revelado. Por isso, o sucesso precoce como treinador chama a atenção, já que o time alemão é seu primeiro grande trabalho. Recentemente, o espanhol foi quesitonado sobre substituir Carlo Ancelotti no Real Madrid, e desconversou a possibilidade.
“É muito difícil falar sobre rumores e possibilidades, tenho um carinho muito grande pelo Carlo por tudo que vivi com ele. Pela personalidade dele, porque todos os jogadores que estiveram com ele têm ótimas lembranças. É uma pessoa muito especial, num clube muito especial, com um desafio muito grande, que é conseguir vencer a Champions League”, afirmou Xabi.
Em entrevista ao jornal espanhol As, o treinador falou sobre seu estilo de jogo. “Você tem que misturar, não precisa ter um só. A minha ideia é que a equipe tem de perceber perfeitamente a nossa estratégia. Queremos jogar dominante e intensos. Eu era meio-campista, então gosto de controlar os jogos. Quero criar uma mentalidade vencedora, só assim você pode olhar longe.”