Os gigantes egípcios do Zamalek foram oficialmente atingidos por uma proibição de transferências da FIFA. A ação ocorreu após a falha do clube em pagar a taxa relativa a um de seus jogadores estrela para o Sporting CP. O motivo do descontentamento da entidade reguladora do futebol é a inadimplência do clube africano relacionada à transferência do jogador Shikabala.
A campanha 2022/23 não foi particularmente agradável para os Cavaleiros Brancos, como são conhecidos, pois estiveram frequentemente nas manchetes pelas razões erradas. A equipe comandada por diferentes treinadores ao longo da temporada, e inclusive com seu presidente encarcerado, tem sofrido com a polêmica e controvérsia.
Por que o Zamalek está sendo penalizado pela FIFA?
Os cinco vezes campeões africanos agora estão enfrentando uma proibição de transferência por causa das dívidas não pagas ao time da Primeira Liga, Sporting CP, pelos serviços do ala estrela, Shikabala. O veterano atacante inicialmente fez a movimentação para o clube português em 2014, mas após fazer apenas uma única aparição pelos Leões em 18 meses, ele retornou ao seu clube de infância, o Zamalek.
Acredita-se que o clube egípcio tenha concordado em pagar uma taxa de transferência de €570 mil (R11.7 milhões) para trazer de volta o internacional do Egito. No entanto, a cifra deveria ser paga em parcelas e, após perder vários prazos, o clube agora foi atingido com sua segunda proibição de transferência em tantas temporadas. Agora, o clube também deve ao time de Lisboa $1.5 milhão (R28 milhões).
A carta que a FIFA enviou à Associação de Futebol do Egito não especificou por quantas janelas de transferência os 14 vezes campeões da liga seriam banidos, mencionando apenas que a sanção estava relacionada ao acordo para Shikabala. Este incidente traz consigo uma grande incerteza para o clube, que terá de rever sua gestão para evitar maiores problemas no futuro.