Poucas pessoas sabem do envolvimento do Burger King com o futebol. O principal está no patrocínio com o Stevenage, que figura nas divisões inferiores inglesas. Apesar de nunca ter alcançado grandes feitos, o acordo mudou a história deste modesto clube.
De acordo com informações do “UOL Esporte”, tudo começou em junho de 2019 quando a negociação entre as partes foi selada com a assinatura do contrato de patrocínio. A primeira ação da rede de fast food foi lançar o “Stevenage Challange” dentro do jogo Fifa 20.
A jogada aconteceu em 16 países e tinha como proposta nada mais, nada menos que colocar os grandes craques do futebol mundial para jogar no clube inglês. Quem fizesse isso e ainda conseguisse marcar belos gols, era recompensado com hamburguers de graça.
Apesar da ação não ter ficado muito conhecida no Brasil, que foi um dos países participantes, ela foi considerada um grande sucesso para o clube, que embolsou US$ 2,5 milhões apenas em mídia. O Stevenage também registrou um aumento de 300% em venda de camisas, um recorde histórico para si.
No ano seguinte, o Burger King também lançou jogadas para o time feminino, chegando a mudar sua logo para Burger Queen.
Por fim, em 2021 o Stevenage também assinou um acordo por dois anos com a Amazon Prime Gaming, que viu o grande engajamento do modesto clube com o público gamer.
O sucesso levou o clube a garantir o retorno a League One (equivalente a terceira divisão inglesa) na próxima temporada, algo que não acontecia desde 2013/14.
“Quando assinamos o contrato nós sabíamos que seria grande para o clube, mas não esperávamos o nível de impacto no mundo inteiro. Mudar o clube de pequeno para o maior fenômeno online, por tudo que envolve, nos transformou em um clube atrativo para o mercado“, disse Alex Turnbridge, CEO do clube, em 2021.