Brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League

Que os grandes clubes da Europa costumam ter jogadores do Brasil em seus elencos, isso não é segredo para ninguém. Desde a década de 1990 que o nosso país exporta craques com frequência para as equipes europeias. No entanto, você sabe quais são os brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League?

Considerada a maior competição de clubes de futebol do mundo, a Champions League (ou Liga dos Campeões) é sem sombra de dúvidas o palco dos melhores jogadores do planeta. Desde que o futebol europeu se internacionalizou e os clubes passaram a incorporar atletas de outros continentes em seu elenco, o nível subiu e as atuações melhoraram.

E ainda que em solo estrangeiro, o Brasil não fica muito para trás quando o assunto é Champions League. Isso porque muitos brasileiros não apenas foram campeões da competição como, também, marcaram gols na final e foram consagrados como os grandes craques da equipe.

Pensando nisso, separamos para você uma lista com os brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League. Confira:

Altafini Mazzola – Milan (1963)

O sobrenome entrega que Altafini Mazzola não era totalmente brasileiro. Nascido no estado de São Paulo, ele se naturalizou italiano muito cedo e jogou pouco no Brasil. Revelado pelo XV de Piracicaba, time de sua terra natal, o centroavante se destacou pelo Palmeiras e logo fez valer a dupla nacionalidade, indo jogar no Milan em 1959.

Foi justamente com a camisa do Milan que Mazzola se tornou um dos brasileiros a marcar gols em finais de Champions League. E nesse caso é gols mesmo, visto que ele brocou duas vezes na decisão da Liga dos Campeões de 1963, quando a equipe italiana venceu o Benfica de Eusébio pelo apertado placar de 2 a 1.

Jair – Inter de Milão (1965)

Não demorou muito tempo para que outro brasileiro voltasse a marcar um gol em uma final de Liga dos Campeões. Dessa vez, quem realizou o feito foi o ponta direito Jair da Costa, novamente vestindo a camisa de um clube italiano: a Inter de Milão.

Revelado pela Portuguesa, Jair foi contratado pela Inter de Milão em 1962. Na decisão da Liga dos Campeões da temporada 1964/1965, ele marcou o gol que deu o título a Internazionale por 1 a 0, novamente contra o Benfica. Com isso, se tornou um dos brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League.

Sormani – Milan (1969)

E na lista de brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League temos mais um jogador nascido no Brasil, mas naturalizado italiano. Estamos falando de Angelo Sormani, atleta que nasceu em Jaú, São Paulo, mas que desde cedo optou pela nacionalidade italiana.

Sormani começou a sua carreira pelo XV de Jaú e, antes de deixar o Brasil, ainda jogou no Santos. Em 1962 ele foi contratado pelo Mantova da Itália e, naquela década, teve passagens ainda por Roma e Sampdoria. Na temporada 65/66 ele chegou ao Milan, clube que o colocou no estrelato.

Sormani foi autor de um dos quatro gols que decretaram a vitória do Milan sobre o Ajax por 4 a 1, na final da Champions League da temporada 68/69. Aquele, inclusive, acabou sendo o último ano do jogador com a camisa rossonero.

Juary – Porto (1987)

Os brasileiros passaram em branco nas finais da Champions League, então Taça dos Campeões, da década de 1970. No entanto, já na reta final dos anos 80, o centroavante Juary voltou a colocar o Brasil em evidência em nível internacional.

Revelado pelo Santos, o atacante se tornou um dos brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League em 1987. Naquela temporada, Juary atuava pelo Porto e marcou um dos dois gols que garantiu a vitória por 2 a 1 da equipe portuguesa em cima do poderoso Bayern de Munique.

Foto: Bob Thomas Sports Photography via Getty Images

Lúcio – Bayer Leverkusen (2002)

1990 foi mais uma década em que os brasileiros acabaram passando zerados nas finais de Champions League, no entanto,logo no início dos anos 2000, um jogador do Brasil voltou a marcar na decisão do campeonato – e dessa vez não foi um atacante.

O zagueiro Lúcio se tornou um dos poucos brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League em 2002. Revelado pelo Guará e vendido ao Bayer Leverkusen após boas temporadas com o Internacional, o atleta marcou o único gol da equipe alemã na decisão em que ela foi derrotada por 2 a 1 para o Real Madrid, ficando com o vice.

Carlos Alberto – Porto (2004)

Um dos títulos mais improváveis e históricos da Champions League é, sem sombra de dúvidas, o do Porto em 2004. E como quase tudo no futebol, sempre há a influência de um jogador brasileiro, não é mesmo?

Revelado pelo Fluminense e com boas passagens por Corinthians e Vasco, Carlos Alberto se tornou um dos jogadores brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League em 2004, vestindo a camisa do Porto. Naquele ano, a equipe portuguesa venceu o Mônaco pelo placar de 3 a 0 e se consagrou campeã – com a ajuda de mais um “brasileiro” no elenco.

Deco – Porto (2004)

Já falamos de brasileiros naturalizados italianos que marcaram em finais de Champions League, então precisamos falar de um específico brasileiro naturalizado português que repetiu esse feito. Estamos falando do meia Deco que, apesar de ter nascido em São Bernardo do Campo, vestiu muito cedo a camisa de Portugal.

Revelado pelo Nacional de São Paulo, Deco passou por Corinthians e CSA antes de ir para a Europa. Ele foi comprado pelo Benfica, mas nunca chegou a vestir a camisa do clube, sendo emprestado para Alverca e Salgueiros nas suas duas primeiras temporadas em Portugal.

No entanto, foi com a camisa do Porto onde ele começou a se destacar e entrou para a lista de brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League. Ele também anotou o seu na vitória do Porto sobre o Monaco em 2004 pelo placar de 3 a 0.

Belletti – Barcelona (2006)

Até agora, nenhum dos citados da lista de brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League é exatamente uma surpresa. Afinal de contas, todos eram jogadores de grande destaque das equipes onde jogavam, ainda que nem todos fossem atacantes.

Mas em 2006, a decisão da Liga dos Campeões surpreendentemente passou pelos pés do lateral direito Belletti, que voltou a dar o título para o Barcelona depois de mais de uma década na fila de espera. Revelado pelo Cruzeiro, o jogador teve boas passagens por São Paulo e Atlético Mineiro antes de chegar no Villareal, da Espanha, em 2003.

Na temporada 2004/2005 ele é contratado pelo Barcelona e, no seu último ano pelo clube, dá o título aos culés. O gol veio no finalzinho e sacramentou a vitória do Barça por 2 a 1 em cima do então todo poderoso Arsenal, que havia chegado a primeira final de Champions da sua história.

Marcelo – Real Madrid (2014)

Um dos grandes ídolos do Real Madrid e o maior vencedor da história do clube, Marcelo também é um dos brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League. O lateral esquerdo revelado pelo Fluminense chegou muito cedo na capital espanhola, em 2006, e desde então vem acumulando títulos com o clube.

Ele entrou para essa seleta lista em 2014, quando marcou um dos gols que da vitória do Real Madrid por 4 a 1 em cima do Atlético de Madrid. Aquele jogo ficou marcado não apenas pelo gol do brasileiro mas pela partida em si: o time de Simeone vencia até os acréscimos do segundo tempo, quando Ramos marcou e levou o jogo para a prorrogação. Nos dois tempos extras, no entanto, os merengues passaram o trator.

Neymar – Barcelona (2015)

Já no ano seguinte, mais um jogador entrou para a lista de brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League. Estamos falando do melhor jogador do Brasil ao longo da última década, Neymar Júnior, que na época era um dos membros do lendário trio de ataque do Barcelona, ao lado de Messi e Suárez.

Revelado pelo Santos e tido como uma das grandes estrelas do mundo ainda muito jovem, Neymar chegou ao Barcelona em 2013. Logo na sua primeira decisão de Champions, marcou o gol que sacramentou a vitória dos Culés em cima da Juventus por 3 a 1, dando o título da Liga dos Campeões ao Barça.

Casemiro – Real Madrid (2017)

Menos de dois anos depois, em 2017, um brasileiro voltou a marcar em uma final de Champions League. Dessa vez quem conseguiu o feito foi o volante Casemiro, um dos melhores meias da história do Real Madrid, protagonista do incrível meio campo merengue ao lado de Modric e Kroos.

Revelado pelo São Paulo, Casemiro foi vendido para o Real Madrid em 2012, inicialmente integrando a equipe B dos merengues. Depois de uma temporada no profissional, ele foi emprestado ao Porto, se destacou e, em 2015, voltou a incorporar o elenco do Real. Depois disso, se tornou ídolo.

Casemiro se tornou um dos brasileiros que fizeram gols em finais de Champions League ao marcar contra a Juventus, na vitória do Real por 4 a 1. O volante, inclusive, fez o gol de desempate da partida.

Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP via Getty Images

Vinícius Júnior – Real Madrid (2022)

E o último e mais recente nome dessa lista é o do atacante Vinícius Júnior. Revelado pelo Flamengo, a jovem promessa rubro-negra chegou a Europa ainda com 18 anos de idade e, aos poucos, foi ganhando a confiança do Real Madrid.

A temporada 2021/2022 foi, de longe, a melhor de toda a sua carreira. Ele, ao lado de Benzema, foi o jogador mais importante para as campanhas vitoriosas do Real Madrid. O atacante entrou para a lista de jogadores brasileiros que marcaram gols em finais de Champions ao marcar o gol do título merengue por 1 a 0 em cima do Liverpool.