Brasileiros estão revoltados com ranking dos melhores do mundo

Foi-se o tempo em que o Brasil dominava a premiação de melhor jogador do mundo da Fifa. Depois da geração em que vimos Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, todos vencedores da Bola de Ouro, de lá pra cá nenhum brasileiro esteve entre os melhores do mundo. E na edição deste ano não foi diferente.

Os brasileiros Neymar e Vinícius Jr ficaram, respectivamente, em 9º e em 11º na votação de melhor do mundo do prêmio ‘The Best’. A Fifa divulgou o ranking completo com a posição dos 14 indicados.

O camisa 10 do PSG fez 13 pontos combinados, enquanto o atacante do Real Madrid teve 10, empatado com Kevin De Bruyne, do Manchester City. No ano passado, Neymar havia ficado em 10º.

Vencedor pela sétima vez, Lionel Messi registrou 52 pontos totais, superando os outros dois finalistas: Kylian Mbappé (44) e Karim Benzema (34). Luka Modric, com 29 pontos, e Erling Halland, com 24, completaram o Top 5 da premiação.

A dupla brasileira ficou atrás de Sadio Mané (19), Julián Álvarez (17) e Achraf Hakimi (15). A pontuação foi calculada levando em consideração a votação feita pelos técnicos e capitães das seleções filiadas à entidade máxima do futebol, além de representantes da imprensa e de torcedores.

Votos e seleção ideal de melhores do mundo

Neymar recebeu ao todo 24 votos na premiação, enquanto Vini contou com 18. Os participantes elegiam o seu pódio para a categoria.

Ambos tiveram o mesmo número de votos como melhor jogador do mundo: três. Neymar foi considerado o melhor do mundo por Messi, Thiago Silva e Tite, enquanto Salah e dois jornalistas escolheram Vini Jr.

Os dois também ficaram fora da seleção ideal de 2022 – Vini nem sequer esteve entre os finalistas. O volante Casemiro foi o único brasileiro escolhido. Confira os 11 eleitos para a seleção ideal de 2022: Courtois; Hakimi, Van Dijk e João Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro; Messi, Mbappé, Benzema e Haaland.

Confira o ranking da votação de melhor jogador do mundo de 2022

Lionel Messi: 52 pontos totais
Kylian Mbappé: 44
Karim Benzema: 34
Luka Modric: 28
Erling Haaland: 24
Sadio Mané: 19
Julián Álvarez: 17
Achraf Hakimi: 15
Neymar: 13
Kevin De Bruyne: 10
Vinicius Junior: 10
Robert Lewandowski: 7
Jude Bellingham: 3
Mohamed Salah: 2