Brasileiros comemoram decisão da Conmebol envolvendo a Libertadores

De todos os oito times que sobraram na Copa Libertadores, cinco são brasileiros. Das últimas seis finais de Libertadores, quatro tiveram brasileiros e duas foram apenas entre brasileiros. As estatísticas recentes da competição da Conmebol refletem o domínio brasileiro no continente sul-americano.

Um dos argumentos mais vistos para tentar amenizar essa discrepância é reduzir o número de vagas do futebol brasileiro. Atualmente, o Brasil pode ter até nove vagas na Libertadores – são cinco vagas diretas e duas para a pré-Libertadores.

Na opinião do jornalista Martin Fernandez, em matéria publicada no O Globo, o Brasil não vai reduzir as vagas para a Libertadores:

“Não há o que a Conmebol possa fazer a respeito. Reduzir o número de vagas do Brasil nos torneios seria um tiro no pé do ponto de vista comercial, algo que nem os demais países permitiriam”, disse.

“No mais, a entidade já distribui recursos sem levar em conta a origem dos times. Obviamente os resultados esportivos são respeitados: quem vai mais longe nos torneios ganha prêmios maiores. Mas um clube boliviano ganha o mesmo que um brasileiro na fase de grupos, por exemplo, ainda que as TVs do Brasil paguem muito mais para transmitir a Libertadores. E o mercado interno brasileiro cresce numa velocidade impossível de ser acompanhada pelos demais países.”

Confira os jogos das quartas da Libertadores

Os times com asterisco (*) jogam a volta em casa. Os duelos acontecerão durante as duas primeiras semanas de agosto.

Athletico-PR x Estudiantes*
Atlético-MG x Palmeiras*
Corinthians x Flamengo*
Vélez Sarsfield x Talleres*