Apesar de não ser amplamente reconhecido no Brasil, Charles construiu uma carreira de sucesso na Espanha, destacando-se especialmente na temporada 2013/14, quando atuou pelo Celta e desempenhou um papel crucial ao derrotar o poderoso Real Madrid. O palco dessa memorável partida foi o estádio de Balaídos.
Charles jogou pela Tuna Luso antes de se transferir para o Feirense-POR em 2001. Posteriormente, ele foi adquirido pelo Pontevedra-ESP, onde permaneceu por seis temporadas. O atacante também passou pelo Córdoba-ESP antes de contribuir para a promoção do Almería-ESP à La Liga, em 2013.
“Fui o artilheiro do campeonato com 32 gols e fui contratado pelo Celta para jogar na primeira divisão. Fui treinado por Luis Enrique (atualmente no PSG), que me ensinou muitas coisas”, compartilhou. Logo em sua primeira temporada na elite, ele marcou 12 gols, incluindo dois na vitória em casa por 2 a 0 sobre o Real Madrid, em um confronto válido pela 37ª rodada da La Liga.
“Essa foi a partida que mais me marcou. É sempre emocionante vencer equipes que possuem os melhores jogadores do mundo”, recordou.
Deu o título para Simeone
Com esse resultado, a equipe dirigida por Carlo Ancelotti perdeu a possibilidade matemática de conquistar o título, que acabou sendo conquistado pelo Atlético de Madrid. No entanto, alguns dias depois, o Real Madrid se sagrou campeão da UEFA Champions League em um confronto contra o Atlético.
“Time que mais me impressionou” Charles também passou pelo Málaga e pelo Eibar, marcando 15 gols na La Liga durante a temporada 2018/2019. Ele acredita que o sucesso tardio o impediu de representar a seleção espanhola.
“Cheguei muito tarde à primeira divisão, aos 28 anos. Isso foi um ponto negativo para mim. Se eu tivesse subido mais cedo, a situação teria sido diferente. Tenho dupla nacionalidade, pois já estou há mais de 21 anos na Espanha.”