Após uma péssima sequência de derrotas, o Botafogo finalmente conseguiu sair vencedor de um duelo pelo Brasileiro. Desta vez, não foi no tapetinho do Nilton Santos, muito menos no futebol, quem conseguiu vencer foi a equipe de basquete do Fogão. Vale destacar que o time havia sido derrotado em todas as partidas anteriores do NBB, sendo superado por Vasco e Flamengo no meio do caminho.
Em uma atuação destacada no primeiro tempo, o Botafogo venceu o BRB/Brasília por 89 a 78 na noite da última terça-feira (14), no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, conquistando assim sua primeira vitória na temporada do NBB 2023/2024, após enfrentar uma série absurda de 7 derrotas seguidas na competição.
O Botafogo teve um início avassalador, com aproveitamento excepcional nos arremessos e abrindo uma larga vantagem de 18 pontos para o início do terceiro período. Embora o BRB/Brasília tenha conseguido empatar no começo do último quarto, o Botafogo retomou a liderança, garantindo a primeira vitória nesta edição do NBB.
Este foi apenas o segundo jogo disputado por Jamaal Smith, que registrou 8 assistências e 12 pontos. O cestinha do Glorioso foi outro destaque norte-americano, Isaac Thornton, com 25 pontos. No lado do BRB/Brasília, Alaekwe (26) e Cooper (25) foram os principais pontuadores, mas a quantidade de pontos da dupla não foi suficiente para inverter o placar quase sempre liderado pelo Fogão.
A equipe do Botafogo volta à quadra no próximo sábado (18), enfrentando o Cerrado às 16h (de Brasília), novamente em General Severiano. Enquanto isso, o BRB/Brasília, que agora soma duas vitórias e quatro derrotas na tabela, permanece no Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo na quinta-feira (16). Importante destacar que na temporada 2023/2024 não haverá equipes rebaixadas, conforme consta no atual regulamento.