Um casamento desfeito. Assim pode ser tratada a relação entre o Cruzeiro e o estádio Mineirão, casa cruzeirense por décadas. Acontece que Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro, anunciou que rompeu as relações com a Minas Arena, administradora do estádio.
Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, com mando de campo celeste, foi transferido para o estádio Independência. O jogo será numa segunda-feira, 13 de fevereiro, às 20h (horário de Brasília). Portanto, o Horto será a nova casa do Cruzeiro.
“Damos como rompida nossa relação com a Minas Arena. Não jogaremos nenhum jogo no Mineirão neste ano”, disse Ronaldo em live na Ronaldo TV.
A Minas Arena administra o Mineirão através de uma parceria público-privada (PPP) com o Estado de Minas Gerais, desde que houve a modernização do estádio para a Copa do Mundo de 2014. Pela concessão, a empresa tem o direito a um repasse público, caso não atinja um limite de faturamento. Há contrapartidas, claro.
Ronaldo Fenômeno fez muitas críticas ao contrato em vigor com a Minas Arena, e disse que o Mineirão vai virar casa de show. Os eventos no local desagradam à gestão do Fenômeno desde o ano passado, quando o Cruzeiro teve que levar jogos para o estádio Independência, na Copa do Brasil e na Série B do Campeonato Brasileiro, em função disso.
“É um problema que o Estado vai ter que resolver. Os cruzeirenses têm o Mineirão como a sua casa, mas estamos em um contrato muito mal feito. É um dos piores contratos que o Governo do Estado tem, logicamente que a Minas Arena está muito confortável. Para a gente, o Mineirão vai virar uma casa de show muito bacana. Eles priorizaram isso”, declarou Ronaldo Fenômeno.
Estreia do Cruzeiro na temporada será no Independência, no sábado, 28 de janeiro
A estreia do Cruzeiro como mandante na temporada será no estádio Independência, sábado, contra o Athletic. Segundo Ronaldo, o clube chegou a um acordo com o América-MG, administrador do estádio, para mandar todas as suas partidas lá em 2023, seja no Campeonato Mineiro, na Copa do Brasil e na Série A do Campeonato Brasileiro.
“Vamos jogos todos os jogos no Independência, chegamos a um acordo com o América. Pedimos que o torcedor entenda. Mesmo sendo menor, as condições foram muito melhores para a gente”, finalizou o Fenômeno.