O Barcelona segue firme no mercado em busca de reforços que possam elevar o nível do elenco comandando pelo técnico Xavi. Mas se engana quem pensa que algumas contratações estão voltadas apenas para o presente. O clube tem nomes que são grandes potenciais para o futuro do time, tanto que um nome é visto como um possível substituto do craque Lewandowski.
O clube vê a contratação de Vitor Roque como uma aposta tanto para o futuro quanto para o curto e médio prazo. Acredita-se que o jogador brasileiro esteja pronto para o futebol europeu e espera-se que ele seja útil já na segunda metade da temporada 2023-24.
No entanto, Vitor Roque só se juntará ao Barcelona em 2024, atendendo a um pedido do Athletico para aproveitar ao máximo seu talento nos jogos, e também devido à necessidade do clube catalão de se organizar financeiramente, liberando recursos na folha salarial.
A estratégia do Barça é que ele seja o reserva imediato de Robert Lewandowski ao chegar no clube, podendo atuar como titular em partidas menos importantes ou quando o polonês precisar descansar.
Carreira de Lewandowski está chegando ao fim?
Com 34 anos, Lewandowski está se aproximando do final de sua carreira, e o clube precisava de um atacante jovem como uma aposta para o futuro. Na temporada passada, quando o veterano não pôde jogar, como durante sua suspensão de três partidas em janeiro, o Barcelona contou com Ansu Fati como centroavante.
Além disso, o Barcelona também está apostando no jovem Lamine Yamal, que completou 16 anos na última quinta-feira (3). No entanto, o garoto, formado nas categorias de base do clube, possui mais características de jogador de ponta do que de jogador centralizado.
O Barcelona avalia que Vitor Roque possui o perfil de jogador que o clube procura para ser o camisa 9 nos próximos anos. Ele é rápido, possui imposição física e se movimenta muito bem sem a posse da bola. Nos bastidores do clube, ele já foi comparado a Luis Suárez, que foi um dos destaques do último título do clube na Champions League, na temporada 2014-15, ao lado de Neymar e Lionel Messi.
O Barcelona tem planejado conceder a Vitor Roque um período de adaptação, no qual ele terá a oportunidade de compreender melhor o sistema de jogo do clube e se familiarizar com as orientações do treinador Xavi Hernández. Além disso, o jogador também poderá aproveitar a experiência de Lewandowski como uma fonte de aprendizado valiosa.