No dia 24 de setembro de 1957, um dos mais emblemáticos estádios de futebol do mundo, abriu suas portas. O Camp Nou, estádio que abriga o FC Barcelona, completa 69 anos de história repleta de triunfos e celebrações. Mas não é apenas o passado que compõe a relevância deste marco no futebol, o futuro também é bastante agitado.
Segundo fontes do FC Barcelona, há uma nova etapa a ser confrontada. 69 anos após sua inauguração, o Camp Nou está passando por obras consideravelmente avançadas. Mas o que podemos esperar dessas reformas?
Os esforços para a renovação do Camp Nou não são pequenos. 450 pessoas estão engajadas na obra e estima-se que já foram retiradas cerca de 120.000 toneladas métricas de escombros. A fase de demolição, iniciada com o desmonte da cobertura da arquibancada, é prevista para terminar em outubro.
Quais os benefícios dessas mudanças para os torcedores?
Não é apenas a estrutura física do estádio que ganhará uma nova cara. Além do Camp Nou, o clube também está trabalhando no novo Palau Blaugrana e no Campus Barça. Este último, promete trazer um leque de novos espaços, serviços e oportunidades para os torcedores. Um ‘hub’ de boas-vindas, a Barça Store e o Museu estarão todos integrados no Campus.
O projeto do novo Palau Blaugrana, ainda está sendo cuidadosamente estudado e revisado. A ideia é manter grande parte do seu design exterior, no entanto, o objetivo é aumentar a sua capacidade dos atuais 10.000 para 15.000 assentos, de modo que possa se adequar às necessidades dos esportes profissionais e se estabelecer como referência.
Como ficará o estádio após as reformas?
O novo estádio do Barcelona contará com várias novidades. Ele será aberto e integrado ao bairro e à cidade, todos os 105.000 fãs ficarão sob cobertura e manterá o caráter aberto e mediterrâneo. Além disso, o patrimônio será transformado em uma experiência completa Barça.
Mesmo em reforma, o estádio do FC Barcelona já é uma das principais atrações da cidade e promete ser ainda mais atrativo e acolhedor após a conclusão das obras. Enfim, o Camp Nou, já rico em história e tradição, promete se reinventar e continuar sendo um dos principais palcos de futebol do mundo. Agora e no futuro.