Atlético-MG, Vasco, Fluminense e Grêmio: CBF confirma mudança imediata na Copa do Brasil
Nesta segunda-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o regulamento e as datas da Copa do Brasil 2025. O que mais chamou atenção foi uma mudança promovida pela entidade, que vai afetar diversos clubes do mais alto escalão do futebol brasileiro.
Acontece que agora, os clubes visitantes não terão a vantagem de jogar pelo empate na primeira fase da competição. Caso o resultado da partida ao apito final seja de igualdade, a vaga para a fase seguinte será decidida em uma disputa de pênaltis. No ano passado, os clubes visitantes se classificavam caso empatassem suas partidas.
Tal mudança servirá de alerta para clubes como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco. Isso porque estas equipes estarão no Pote 1 do sorteio dos confrontos da Copa do Brasil por ter melhor posição no ranking nacional e não terão mais a vantagem de jogar por uma igualdade na primeira partida.
Mais detalhes sobre a Copa do Brasil 2025
Ao todo, são 92 equipes, mas 80 destas participarão da primeira fase da Copa do Brasil, com vagas definidas pelo desempenho destas equipes na última temporada. Ao todo, são oito potes com 10 equipes cada e um sorteio será realizado nos próximos dias para definir os confrontos. A primeira fase está marcada para acontecer entre os dias 19 e 26 de fevereiro.
Os clubes de pior posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF jogarão suas partidas em casa. A partir da terceira fase, mais 12 clubes entram para a competição: Bahia, Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo (Libertadores); Flamengo (atual campeão da Copa do Brasil); Cruzeiro (9° no Brasileirão 2024); CRB (vice da Copa do Nordeste); Paysandu (campeão da Copa Verde) e Santos (campeão da Série B 2024).
A grande final está prevista para acontecer entre os dias 2 e 9 de setembro. No ano passado, foram distribuídos cerca de R$ 500 milhões em premiação e os valores devem ser mantidos para este ano.