Dona Ana Claide Pereira pode ser desconhecida por grande parte dos torcedores do esporte nacional, no entanto, garante “Eu dei à luz um guerreiro”. Seu filho mais velho, Tiago Pereira, entende a importância da frase em sua trajetória, não apenas por ser o atual campeão peso-galo do Jungle Fight, surpreendendo no MMA, mas já provou inúmeras vezes a força nos bastidores.
O atleta de apenas 26 anos lutava antes mesmo de vir ao mundo. Quando Tiago ainda estava na barriga, já ao final de gestação, sua mãe acabou sofrendo um acidente. Enquanto estava em um encontro familiar, ela caiu em cima de um toco de madeira pontiagudo, algo completamente inesperado. Sua barriga sofreu um afundamento no lado esquerdo, e o local escureceu.
“Dois dias depois, para seu alívio, Tiago veio ao mundo. Eu caí em cima de um toco, um toco bem grande, eu já estava com a barriga bastante grande, afundou minha barriga. (…) Quando ele nasceu, o médico já viu. A mesma pancada que afundou minha barriga pegou no pescoço dele, o toco. Então, dali gerou o tumor”, conta Ana Claide.
Promessa do MMA buscou a virada de chave para a vida
Tiago acabou nascendo com um tumor no pescoço. Seus primeiros anos foram vividos no Barganço, área rural nos arredores de Buriti Bravo, cidade no interior do Maranhão, a mais de 500 km da capital do estado, São Luís. Vale ressaltar que a recomendação era que o tumor fosse retirado antes, para que não afetasse o desenvolvimento de Tiago. Contudo, Ana Claide não tinha condições na época.
“Os meninos chamavam ele de boi, chamavam ele de tanto nome. Ele não dobrava o pescoço. Tinha dia que ele chorava. Só que como ele sabia que eu não tinha condição, aí ele guardava para si, né? Eu vi que aquilo estava prejudicando. Ele já não queria ir mais pra escola, sair na rua”, diz Ana Claide. O garoto apresentou importante superação e buscou a virada de chave para a vida.